Apenas dez jogos e uma só rodada restam para o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2022 chegar ao fim. A 19ª jornada da competição nacional tem início às 19h (de Brasília) de amanhã (23), com o duelo entre São Paulo e Goiás, no Morumbi, e encerra com o confronto entre Coritiba e Cuiabá, às 20h de segunda-feira (25), no Couto Pereira.
Passadas 18 rodadas, o Palmeiras já garantiu o título simbólico do primeiro turno e lidera o campeonato com folga de quatro pontos em relação ao segundo colocado, o Corinthians.
O arquirrival tem demonstrado evolução nas mãos de Vitor Pereira e animou seus torcedores com a vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba, especialmente pelo desempenho do trio de ataque agora formado por Roger Guedes, Willian e Yuri Alberto.
Quem também vem numa crescente no Brasileirão é o Flamengo de Dorival Júnior, que fez seis gols e não levou nenhum nas duas últimas rodadas (vitórias por 2 a 0 e 4 a 0 sobre Coritiba e Juventude, respectivamente) e conta com os reforços de Arturo Vidal e Cebolinha.
Para os colunistas do UOL Esporte, é o clube que melhor agiu no mercado da bola até o momento. Mas será que o Fla conseguirá tirar a diferença de pontos para o líder Palmeiras, atualmente em nove pontos?
Atlético-MG, que demitiu Turco Mohamed, Fluminense, Athletico e Internacional são outros times que figuram na parte de cima da tabela e não estão descartados da briga pela taça de 2022.
Diante de todos estes candidatos, convocamos os colunistas do UOL Esporte para responderem à seguinte pergunta: quem encerrará o primeiro turno do Brasileirão como grande favorito ao título? Será que todos apostaram no Palmeiras? Confira as respostas:
Seguirá sendo o Palmeiras. Além da liderança consolidada, chega com uma equipe coesa, entrosada e consistente. Alguns concorrentes devem crescer na segunda metade do campeonato, mas por ora o Palmeiras ainda é o melhor time do Brasil. E, ontem, contra o América-MG, mostrou que também está com sorte de campeão.
ALICIA KLEIN
Palmeiras. Compete forte, é sólido defensivamente e, sem Copa do Brasil e com mais vivência de Abel Ferreira na competição, está sabendo jogar rodada a rodada, com oscilações naturais. E quando falha e dá chance ao adversário, a sorte de campeão aparece.
ANDRÉ ROCHA
A vantagem do Palmeiras na ponta é muito pequena para definir apenas um favorito. O Atlético-MG tem time para chegar, o Flamengo vive uma evolução importante apesar de estar longe em pontuação, sem contar as surpresas Corinthians, Flu, Inter e Athletico. É impossível apontar só um favorito.
DANILO LAVIERI
O único que já estava antes de o campeonato começar: o Palmeiras.
JUCA KFOURI
Palmeiras. É o favorito ao título desde o primeiro terço do campeonato e segue sendo.
JULIO GOMES
Palmeiras conseguiu manter a ponta apesar de uma queda de produção, acho que principalmente por um momento de desgaste físico acentuado. Vantagem de quatro pontos num campeonato equilibrado como é o Brasileiro é bem relevante. O Flamengo, que parece estar crescendo muito com Dorival, está nove pontos atrás, precisaria remar bastante. Por isso acho que neste momento o Palmeiras segue como favorito.
MARCEL RIZZO
Sem dúvida, o Palmeiras. Mesmo quando não faz partidas excepcionais, é consistente.
MENON
Ao contrário de Galo e Flamengo, o Palmeiras vai confirmando seu favoritismo e já ameaça sobrar no segundo turno.
MILLY LACOMBE
O Palmeiras, claro. Até por falta de concorrência. Mas, se o Atlético-MG acertar a mão na escolha do substituto de Turco Mohamed, pode complicar os planos do Alviverde.
MILTON NEVES
O Palmeiras. Ninguém tem o time tão na mão como Abel Ferreira. Porém, não custa lembrar: ainda temos muito campeonato pela frente.
PERRONE
Palmeiras. Com desempenho consistente e sorte de campeão. Tem ganhado até mesmo quando não dá grandes exibições, como aconteceu contra o América Mineiro, que perdeu de forma incrível o gol de empate no último lance da partida. O Atlético e o Flamengo que seriam seus grandes concorrentes, não chegam perto. Só uma grande zebra vai tirar de Abel Ferreira o único título importante que lhe falta. O Mundial, nos dias de hoje, é praticamente inacessível.
RENATO MAURÍCIO PRADO
Palmeiras, sem dúvida. O time tem o melhor ataque, a melhor defesa, o melhor desempenho fora de casa, é o time mais regular, tem um excelente elenco e, por estar fora da Copa do Brasil, vai ter mais tempo também para priorizar o Brasileirão.
RODOLFO RODRIGUES
O Palmeiras. É o time com o desempenho mais confiável até aqui. Há equipes em crescimento, como o Flamengo, outras que mostraram um bom futebol no 1° turno, como Internacional, Athletico e Fluminense. Times eficientes, como o Corinthians. Mas nenhum deles conseguiu chegar ao nível de regularidade do Palmeiras.
RODRIGO COUTINHO
Palmeiras foi o mais regular porque já tem uma consistência do trabalho de Abel Ferreira. É o principal candidato ao título, mas longe de sobrar como mostram algumas más atuações. Times que estão próximos, casos de Corinthians, Galo, Fluminense podem ameaçá-lo. O Flamengo só tem chance em caso de desempenho excepcional no returno. Mata-matas terão influência no cenário.
RODRIGO MATTOS
Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo começaram como favoritos, mas o Palestra, agora grande favorito (o que é diferente de campeão antecipado), virou o turno à frente, com o Galo sem saber quem será o técnico do returno e com o Flamengo 'relargando' muito atrás após jogar meio ano no lixo com Paulo Sousa.
VITOR GUEDES
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.