Técnico holandês cria estratégia para transformar United em um 'novo Ajax'
Contratado nesta temporada pelo Manchester United, Erik Ten Hag chegou ao clube repleto de expectativas pelos feitos alcançados nos seus anos de Ajax. O treinador de 52 anos tenta colocar fim a uma sequência de técnicos que não conquistaram os torcedores do time inglês e que vem desde a saída de Sir Alex Ferguson.
Para não repetir os antecessores, Ten Hag busca montar uma equipe que tenha o seu dedo e que jogue de acordo com as suas ideias, ainda que possa não contar com Cristiano Ronaldo, que pediu para deixar o elenco. Um dos pilares encontrados para transformar o time em um 'novo Ajax' tem sido a atuação no mercado de transferências, onde o clube busca nomes das duas "gerações" comandadas pelo técnico na Holanda.
A primeira dessas gerações é a que chegou à semifinal da Champions League 2018/19 e foi a grande sensação daquele campeonato mesmo ficando sem o título. Naquele mesmo período, Ten Hag e seus comandados conquistaram um Campeonato Holandês, uma Copa da Holanda e uma Supercopa da Holanda.
Entre os principais jogadores daquele time, Donny van de Beek foi contratado pelo United em 2020, antes mesmo de Erik ten Hag desembarcar na Inglaterra. Sem convencer o então técnico Ole Gunnar Solskjaer, o meia foi emprestado ao Everton e voltou à equipe nesta temporada. Nos três amistosos feitos até aqui pelo time, o holandês participou de um tempo de cada.
Outra peça chave no setor de criação daquele Ajax foi Frenkie de Jong, que depois se mudou para o Barcelona. Em sua chegada ao Manchester United, Erik ten Hag colocou o meio-campista como um dos principais alvos no mercado da bola e o clube tem feito de tudo para fechar a sua contratação. O time inglês tem um acerto com o Barça, mas o atleta não deseja trocar de equipe no momento.
Enquanto aguarda por De Jong, o Manchester United já fechou com Lisandro Martínez, zagueiro que fez parte da "segunda onda" de sucesso recente do Ajax com Ten Hag e foi mais uma indicação do técnico à diretoria. O argentino se tornou titular da equipe mais recentemente, ganhando destaque. O valor da transferência está na casa de 55 milhões de euros (R$ 300 milhões, aproximadamente), com bônus inclusos.
Fechando a lista de jogadores com os quais trabalhou no Ajax e que quer reunir no Manchester United, Ten Hag sonha com Antony. O brasileiro se tornou um dos principais jogadores do time holandês ao longo da última temporada sob a direção do treinador. Entretanto, o alto valor pedido por sua atual equipe tem dificultado as negociações.
No Ajax, Ten Hag organizou equipes agudas, construtivas e de muita movimentação sem a bola. No Manchester United, essa ideia é o segundo pilar para que o técnico repita o sucesso dos tempos de Holanda. Na pré-temporada, o time inglês tem mostrado variações ofensivas e sido letal quando chega ao ataque.
O começo dessa nova fase do United tem empolgado os torcedores. Logo na estreia, Ten Hag comandou a equipe em uma goleada por 4 a 0 diante do rival Liverpool. Nos dois jogos seguintes, os Diabos Vermelhos venceram Melbourne Victory (4 a 1) e Crystal Palace (3 a 1).
Pela frente, o clube ainda tem amistosos contra Aston Villa, Atlético de Madrid e Rayo Vallecano antes de estrear na Premier League. No cenário continental, o time disputará a UEFA Europa League.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.