Cuca é preferido pela diretoria do Atlético-MG para lugar de Turco Mohamed
O Atlético-MG oficializou na manhã desta sexta-feira (22) a demissão do técnico Turco Mohamed, mas desde a noite anterior, após o empate com o Cuiabá, em 1 a 1, na Arena Pantanal, pelo Campeonato Brasileiro, já havia um consenso de era o momento para demitir o treinador. Desde então, a diretoria alvinegra avalia algumas possibilidades e o preferido é um velho conhecido: Cuca.
Mas não é uma negociação muito simples, embora o treinador paranaense esteja desempregado. Cuca comandou o Atlético na mágica temporada de 2021, com a conquista do Triplete Alvinegro - Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão. Apesar de ter contrato até o fim de 2022, Cuca alegou problemas pessoais e entregou o cargo no fim de dezembro do ano passado, com a promessa de que não trabalharia nesta temporada.
Algo que Cuca cumpriu até o momento. Apesar de sondado por alguns clubes, como o Flamengo por exemplo, na época da demissão de Paulo Sousa, o treinador bastante identificado com o Galo não mudou seus planos para 2022. Primeiro ele deu suporte aos familiares, e agora pensa numa evolução profissional. Cuca tinha planejado viajar pela Europa, para assistir jogos e treinos, além de acompanhar a Copa do Mundo, no Qatar, a partir de novembro.
Cuca é apontado por muitos como o maior treinador da história do Atlético. São seis títulos conquistados em duas passagens pela Cidade do Galo: uma Copa Libertadores (2013), um Campeonato Brasileiro (2021), uma Copa do Brasil (2021) e três Campeonatos Mineiros (2012, 2013 e 2021). No total, são 224 partidas à frente do time alvinegro, o que faz de Cuca o 5º treinador com mais jogos pelo Atlético, atrás apenas de Telê Santana (434), Procópio Cardozo (328), Levir Culpi (320) e Barbatana (227).
Renato é plano B
Caso Cuca não mude de ideia e siga sem trabalhar nesta temporada, Renato Portalupi aparece como o plano B. O treinador que venceu a Libertadores de 2017 com o Grêmio e foi finalista com o Flamengo na edição passada é bem avaliado pela diretoria do clube. Assim como Cuca, Renato está desempregado desde o fim de 2021, quando ficou sem contrato com o Rubro-Negro e não teve o vínculo renovado.
Mas pesa contra Renato Gaúcho a rejeição por parte da torcida atleticana, ainda na da época em que era jogador. Apesar da curta passagem pelo Atlético, em 1994, o ex-atacante teve muito sucesso no Flamengo e no Cruzeiro. Além da identificação com dois clubes rivais do Galo, Renato sempre provocou a torcida alvinegro, o que faz o nome dele ter mais rejeição do que pelos trabalhos recentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.