Darwin Nuñez surge como maior ameaça a Firmino no Liverpool
O atacante Darwin Nuñez deu uma amostra do que o torcedor do Liverpool pode esperar nesta temporada. Tirado do Benfica por 75 milhões de euros (R$ 393 milhões, na cotação atual), o uruguaio marcou quatro gols na vitória dos Reds sobre o RB Leipzig, ontem, em jogo amistoso. E quem deve ficar de olho no camisa 27 é Roberto Firmino.
Em seu sétimo ano no clube inglês, o brasileiro de 30 anos ganhou mais um adversário na briga por uma vaga no time titular. Membro do trio histórico dos Reds que contava também com Salah e Mané, Firmino perdeu espaço nas últimas temporadas, e a chegada de Nuñez apenas complica a situação do camisa 9.
Isso porque esta será a terceira temporada consecutiva que Firmino terá um concorrente direto no time inglês. Em setembro de 2020, o Liverpool anunciou a contratação do Diogo Jota, por 41 milhões de libras (R$ 285 mi, na cotação atual). O português deslanchou logo nos primeiros jogos, com sete gols em 10 partidas. Firmino, por outro lado, vivia uma seca de gols e acabou perdendo espaço.
Cerca de dois anos depois, o cenário parece se repetir. O Liverpool volta a investir pesado em um jovem jogador que atua na posição de Firmino, e o atleta embala logo nos primeiros compromissos do clube. Para complicar a situação do brasileiro, Nuñez já arrancou suspiros do técnico Jurgen Klopp e foi elogiado mesmo após partida discreta contra o Manchester United.
"Darwin é um jogador de área que pode atuar na ala, mas é claramente um ponta e deu para perceber isso pela forma como os colegas o procuraram. Agora, temos de perceber que só fez três treinos e acho que depois do terceiro sprint os pulmões deles já estavam prontos a explodir. Quase matamos ele com o tipo de bolas que lhe demos [nas costas da defesa], mas ele se mostrou nessas corridas, é um dos pontos fortes dele. Foi perigoso e mostrou muita verticalidade", falou Klopp em coletiva após derrota por 4 a 0 para o United.
Firmino, porém, tem chance criar uma dor de cabeça para Klopp e provar que merece um espaço entre os titulares. O brasileiro iniciou todas as partidas amistosas do Liverpool nesta temporada, sendo a última —contra o RB Leipzig— com a provável escalação titular dos Reds neste início de temporada.
Esse pode ser um sinal de que, pelo menos enquanto Darwin Nuñez se entrosa com os demais companheiros de time, Firmino é a escolha de Klopp para a posição 9. Uma boa sequência do brasileiro pelo Liverpool —que disputa o título da Supercopa Inglesa no próximo sábado, dia 30— deve embolar ainda mais as opções do técnico alemão para o ataque do vice-campeão da Liga dos Campeões.
Além disso, mesmo sem figurar entre os principais nomes do Liverpool na última temporada, Firmino disputou 35 jogos, sendo 20 deles pelo Campeonato Inglês e sete pela Liga dos Campeões. O brasileiro fechou o ano com 11 gols, cinco assistências e pouco mais de 1.800 minutos em campo.
Comparativamente, Diogo Jota teve quase o dobro de minutos em relação ao brasileiro, com 3.572. Em 55 jogos, o português fez 21 gols e deu oito assistências. Já o recém-chegado Nuñez foi titular do Benfica na temporada passada, onde jogou 2.821 minutos, marcou 34 gols e deu quatro assistências.
Caso as médias de gols se mantenham, o brasileiro irá para o fim da lista de Klopp para o comando de ataque dos Reds, o que reforça a necessidade de Firmino causar boa impressão nesta pré-temporada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.