Topo

Série B - 2022

Grêmio bate a Ponte com golaço de bicicleta de D. Souza e estreia de Lucas

Diego Souza comemora gol marcado para o Grêmio no jogo contra a Ponte Preta, válido pela Série B do Brasileirão - MATHEUS PE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Diego Souza comemora gol marcado para o Grêmio no jogo contra a Ponte Preta, válido pela Série B do Brasileirão Imagem: MATHEUS PE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/07/2022 18h23

O Grêmio é vice-líder da Série B. Hoje (23), com um golaço de bicicleta de Diego Souza e a estreia de Lucas Leiva, o time gaúcho fez 2 a 1 na Ponte Preta, na Arena, pela 20ª rodada da competição. Campaz fez o outro gol gremista, e Wallisson descontou para a Ponte.

O placar coloca a equipe de Roger Machado com 36 pontos, em segundo graças ao tropeço do Vasco contra o Vila Nova-GO. A equipe de Campinas, com 22, está em 14º.

O Grêmio volta a campo na próxima terça-feira (26) para enfrentar a Chapecoense, fora de casa. Já a Ponte Preta encara o Operário, em casa, no sábado (30).

Foi bem: Diego Souza faz golaço

O primeiro gol do jogo foi um golaço. Diego Souza recebeu dentro da área, matou no peito e deu uma bicicleta na saída do goleiro da Ponte Preta. A bola parou na rede, mas a arbitragem havia assinalado impedimento. Coube ao VAR validar o lindo lance do atacante gremista.

Foi mal: Barcia sai com 30 minutos

Havia muita expectativa sobre a participação de Leandro Barcia pela Ponte Preta. Mas a oportunidade acabou com 30 minutos, quando Hélio dos Anjos sacou ele e Nicolas do time.

Lucas Leiva estreia

Frustrando a expectativa da maioria dos torcedores, Lucas Leiva começou o jogo no banco de reservas. Mas, no segundo tempo, com o placar já assegurado, o volante foi chamado para sua reestreia pelo Grêmio. Depois de 15 anos, ele voltou a vestir a camisa gremista para vibração geral na Arena.

O jogo do Grêmio: domínio e relaxamento

O Grêmio teve domínio total da partida. Seja em suas construções ofensivas ou na solidez da defesa, o time de Roger Machado praticamente não foi ameaçado. Desde cedo marcou seus gols e empurrou o time adversário para trás. O controle foi tanto que ao longo da segunda etapa o treinador conseguiu fazer testes e dar oportunidade a outros jogadores. Com algumas mudanças e relaxado pelo cenário apresentado, o Tricolor deu espaços e passou por alguns momentos de tensão na etapa final.

O jogo da Ponte Preta: começo ruim, mas melhora

A Ponte Preta parecia sem forças para atacar. O time de Campinas levou o primeiro gol antes dos primeiros 10 minutos de partida e depois disso pouco chegou. Ainda que Hélio dos Anjos tenha proposto trocas na etapa inicial, poucas vezes viu sua equipe realmente frequentar a linha de conclusão em condições de colocar na rede. Suas principais chances, como no gol, foram em cobranças de falta e escanteio. No segundo tempo, a equipe melhorou e até teve algumas conclusões.

Torcida enche a Arena

O Grêmio pediu e foi atendido. O jogo de hoje teve grande público na Arena. Foram mais de 43 mil torcedores acompanhando o jogo que marcou o retorno de Lucas Leiva ao clube gaúcho.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 1 PONTE PRETA

Data: 23/07/2022 (Sábado)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Leandro Henrique Pereira (MG)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Da Silva, Echaporã, Fraga (PON); Ferreira, Bruno Alves (GRE)
Gols: Diego Souza, do Grêmio, aos 9 minutos do primeiro tempo; Campaz, do Grêmio, aos 23 minutos do primeiro tempo; Wallisson, da Ponte Preta, aos 13 minutos do segundo tempo;

Grêmio
Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Pedro Geromel (Rodrigues), Bruno Alves, Nicolas; Villasanti, Bitello (Pedro Lucas); Biel (Lucas Leiva), Campaz (Guilherme), Ferreira (Janderson); Diego Souza.
Técnico: Roger Machado

Ponte Preta
Caíque França; Douglas Mendes, Fábio Sanches Tiago Oliveira (Echaporã); Igor Formiga, Felipe Amaral (Fraga), Léo Naldi e Artur (Jean Carlos); Walisson, Nicolas (Fessin) e Leandro Barcia (Da Silva).
Técnico: Hélio dos Anjos