Reforços menos badalados se tornam a solução para jejum no Botafogo
A era Textor é marcada pela esperança de grandes reforços no Botafogo. Apesar de o time já ter contratado muitos atletas de destaque, com passagens na Europa, como Marçal, Piazon e Carlos Eduardo, quem vem resolvendo para a equipe são os jogadores que chegaram com menos badalação, como Erison e Jeffinho.
Os dois atacantes foram os responsáveis pelos gols que encerram um jejum de quatro partidas sem balançar as redes e deram a vitória por 2 a 0 sobre o Athletico na noite de ontem (23), na 19ª rodada do Brasileirão.
Com apenas 22 anos, Jeffinho chegou por empréstimo após chamar a atenção defendendo o Resende no Campeonato Carioca. Inicialmente, o atleta integraria o time sub-23, mas ele agradou o técnico Luis Castro, que o passou a utilizar com mais frequência, até pelo grande número de desfalques do Glorioso. Seu vínculo vai, inicialmente, apenas até o final de novembro, mas existe a opção de compra.
Depois de estrear contra o Internacional, na 13ª rodada, passou a ser peça constante na equipe, disputando oito das nove partidas que o clube disputou desde então. Foi titular nas duas últimas e confirmou o bom momento marcando seu primeiro gol com o Alvinegro, que definiu o resultado no triunfo contra o Rubro-Negro.
Já Erison foi um achado do clube bem antes da chegada de Textor, ainda na virada da temporada. O centroavante, que estava na várzea há cinco anos, veio ao clube após defender o Brasil de Pelotas na Série B. Com 15 gols em 31 jogos no ano (uma média de 0,48 por jogo), o camisa 89 conseguiu rapidamente seu espaço na equipe.
Antes de abrir o placar no Nilton Santos contra o Furacão e encerrar a seca de gols no Fogão, Erison vivia seu maior jejum no clube, ficando cinco jogos sem marcar.
Os gols contra Vasco, Fluminense, no Estadual, e Flamengo, no Brasileirão, garantiram três vitórias em clássicos ao Glorioso e também ajudaram 'El Toro' a cair definitivamente nas graças da torcida. Em alta, ele até já renovou seu contrato com o Botafogo até 2025 e passou a ter uma multa de 15 milhões de euros.
Por fim, outro nome que chegou como desconhecido da torcida e agradou Castro foi o zagueiro Lucas Mezenga, que fez sua primeira partida como titular com o comandante e foi importante para a solidez defensiva. Contratado ainda em 2021 junto ao Nova Igauçu, o defensor também veio para integrar as categorias de base, mas chamou a atenção do treinador português.
"Quando nós nos referimos aos jovens, precisamos ter muito cuidado, tanto com os atos quanto com as palavras. É um perigo lançar sem sustentar. Rapidamente, são envolvidos pelo que é o mundo do futebol e perdem a consciência do que é o dever diário deles fora do jogo. Nunca pode ser dado a garantia de titularidade, eles não podem perceber que o caminho terminou. Estão em permanente formação, assim como somos nós na vida. É um perigo idolatrar neste momento, pois não têm estrutura para aguentar. Ainda tem muito a caminhar para se atingir o mais alto nível. Vamos ter cuidado com eles", ponderou Luís Castro ao analisar as entradas de Jeffinho e Mezenga.
A próxima partida do Botafogo será neste sábado (30), às 19h, contra o Corinthians. O duelo da 20ª rodada acontece na Neo Química Arena, em São Paulo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.