Topo

Brasileirão - 2022

Árbitro disse que corintiano 'buscou contato' antes de ver pênalti no VAR

Jogadores do Corinthians reclamam com árbitro Ramon Abatti Abel durante jogo contra Atlético-MG - Fernando Moreno/AGIF
Jogadores do Corinthians reclamam com árbitro Ramon Abatti Abel durante jogo contra Atlético-MG Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

25/07/2022 18h43

Um dia após a vitória do Corinthians de virada sobre o Atlético-MG, por 2 a 1, a CBF divulgou hoje (25) o áudio do VAR na revisão do pênalti de Junior Alonso em Giovane, já na reta final do jogo. A princípio o árbitro Ramon Abatti Abel (SC) entendeu que o corintiano "buscou o contato" com o defensor, mas mudou de opinião após ver o vídeo (veja o diálogo mais abaixo).

O lance aconteceu aos 36 minutos do segundo tempo. Giovane põe a bola na frente e é derrubado pelo adversário ao entrar na área, mas o árbitro manda o jogo seguir. "É ele que busca o ataque... O jogador do ataque buscou o contato, o jogador buscou o contato", repetiu Ramon Abatti Abel enquanto corria para o lance seguinte.

Quando o jogo parou, ele foi chamado pela cabine. "Ok, Abatti, estamos checando um possível pênalti, tá? Aguarde, Abatti", avisou o auxiliar do VAR, André da Silva Bittencourt (RS), enquanto o árbitro de vídeo, Daniel Nobres Bins (RS), escolhia os melhores ângulos para uma nova avaliação do lance.

Nos minutos em que aguardava a revisão, Abatti repete sua decisão de campo. "Para mim o jogador de ataque faz o movimento e busca, tá? O Junior Alonso está tirando a perna", diz, sendo interrompido por Bins. "Recomendo revisão para possível penal", afirma o VAR, em mensagem padrão para sugestões do tipo. O árbitro de campo então vai à televisão, revê o lance e marca o pênalti.

"Ele ocupa o espaço, mas de forma imprudente, não acerta a bola. [Lance] promissor, com disputa, sem cartão. Tiro penal, sem cartão, ok?", pergunta Abatti, no que é corrigido por Bins. "Analisa a tática", responde o árbitro do vídeo, o que faz Abatti mudar de ideia.

"Ok, possibilidade de bola [inaudível] com disputa, amarelo. Ok. Fechou? Pênalti, ok. Cartão amarelo pela disputa, ok? Número três. Ok, Bins? Estou indo", avisa Abatti. Bins confirma: "perfeito, perfeito".

No fim, Abatti marcou o pênalti e mostrou o cartão amarelo para Junior Alonso. Fábio Santos converteu a cobrança, marcou o segundo gol dele no jogo e virou o herói da vitória corintiana de virada.