Topo

Palmeiras

Palmeiras: CBF mostra áudio do VAR de gol anulado que gerou crítica de Abel

Imagem utilizada pelo VAR para anular gol do Palmeiras contra o Inter, no Allianz Parque, pelo Brasileirão - Reprodução/CBF
Imagem utilizada pelo VAR para anular gol do Palmeiras contra o Inter, no Allianz Parque, pelo Brasileirão Imagem: Reprodução/CBF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/07/2022 18h16

A CBF divulgou na tarde de hoje (25) o áudio do VAR no lance do gol anulado de Murilo, do Palmeiras, na vitória por 2 a 1 contra o Inter, ontem (24), no Allianz Parque, pela 19º e última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

A checagem do lance durou pouco mais de dois minutos, e o áudio da conversa mostra a comunicação do árbitro Bruno Arleu de Araújo (FIFA/RJ) com Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN), responsável por comandar o VAR na partida. O vídeo mostra o traçamento de linhas frame a frame, até que Pablo afirma:

"Revisão factual. O jogador que faz o gol está em posição de impedimento, ok?". Bruno, então, anula o gol.

A invalidação do gol irritou o técnico Abel Ferreira, que detonou a utilização do VAR na entrevista coletiva após o jogo. O Palmeiras vencia por 1 a 0 quando o gol foi anulado. Depois, levou o empate no segundo tempo, mas conseguiu voltar à frente do placar nos minutos finais.

"Gostaria de perguntar onde é que pararam o frame [no lance do impedimento do gol de Murilo]. Só espero que esse campeonato seja resolvido dentro das quatro linhas. As duas equipes têm de ser protagonistas, e não uma terceira. Que seja resolvido pelas equipes dentro de campo, não pelo VAR. Começo a ver muita confusão com o VAR. Gols que são validados e voltam atrás. O VAR só tem que entrar quando é algo escandaloso", começou o técnico.

O português ainda ironizou e falou que questionou ao árbitro se o VAR era o mesmo do jogo contra o São Paulo, na eliminação palmeirense na Copa do Brasil. Na ocasião, a CBF admitiu que o árbitro de vídeo não checou se Calleri estava impedido em lance que resultou no pênalti convertido pelo Tricolor.

"Perguntei ao juiz se este VAR era o mesmo do [jogo contra] o São Paulo. Depende de onde pararam o frame. Peço a quem está a frente dessa organização que faça um esforço. Não sei se também estão cansados, porque realmente é muito jogo. Eles também têm esse direito, mas espero que o campeonato seja resolvido dentro das quatro linhas", concluiu Abel.

Com a vitória, o Palmeiras se manteve na liderança do Brasileirão, com 39 pontos, quatro à frente do Corinthians, o segundo colocado. A próxima partida do Verdão é no sábado (30), às 16h30, contra o Ceará, na Arena Castelão.

Palmeiras