Topo

Lateral de Copa, ex-Real e United: quem é Varela, reforço do Flamengo

Guillermo Varela atuando pela Seleção do Uruguai - Divulgação
Guillermo Varela atuando pela Seleção do Uruguai Imagem: Divulgação

Letícia Marques

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/07/2022 12h33

O Flamengo terá mais um jogador com passagem por seleção no elenco. Com passagens por gigantes europeus, o lateral direito Guillermo Varela tem algumas convocações pelo Uruguai no currículo e, inclusive, atuou na Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

Na ocasião, o lateral atuava pelo Peñarol (Uruguai) e, agora, volta a sonhar com uma convocação para o Qatar em 2022. Varela estava no Dínamo de Moscou (Rússia), atuou em 48 jogos - sendo 39 como titular - e deu duas assistências.

O lateral suspendeu o contrato com o clube russo ao ativar a cláusula da Fifa e, com isso, chega ao Rio de Janeiro amanhã (27) para assinar por um ano com o Flamengo. O atrativo para o uruguaio é a possibilidade de ganhar destaque na equipe carioca e reconquistar a vaga na Seleção de Diego Alonso.

O jogador de 29 anos foi revelado pelo Peñarol e, aos 20 anos, foi vendido para o Manchester United (Inglaterra), onde iniciou no Sub-21, antes de fazer 11 jogos pela equipe principal, com direito a uma assistência. Varela atuou também pelo Real Madrid (Espanha), na ocasião ficou no Time B e marcou um gol em 33 partidas.

Antes de retornar ao futebol ao clube que o revelou em busca da vaga na Copa, Varela atuou no Frankfurt (Alemanha). Do futebol uruguaio, o lateral atuou no Kobenhavn (Dinamarca) antes de chegar ao Dínamo de Moscou, o último clube.

Mais uma vez em busca de vaga na Copa, Varela optou por retornar ao futebol sul-americano. O lateral suspendeu o contrato com os russos e assinará por um ano com o Flamengo, que já manifestou o interesse de tê-lo em definitivo por mais três anos. No entanto, o pré-contrato será assinado daqui a seis meses.

No Flamengo, Varela terá a companhia de Giorgian De Arrascaeta, de quem pode ser também companheiro de Seleção. Os dois, no entanto, não são os únicos convocados do clube carioca. Rodrigo Caio, Everton Ribeiro e Gabriel Barbosa acumulam convocações no período em que estão no Rubro-Negro. Quem também está no radar de Tite é o atacante Pedro, que com a camisa do Fla, foi lembrado somente para a Seleção Olímpica.