Topo

Como Vidal pode se encaixar no Flamengo ideal de Dorival após estreia

Vidal em estreia pelo Flamengo contra o Avaí na Ressacada - Gilvan de Souza / Flamengo
Vidal em estreia pelo Flamengo contra o Avaí na Ressacada Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Letícia Marques

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/07/2022 04h00

A história entre Arturo Vidal e Flamengo começou, de fato, a ser escrita na vitória por 2 a 1 em cima do Avaí, pelo Brasileirão. O primeiro contato durou pouco mais de 15 minutos na Ressacada e trouxe um questionamento para os próximos passos na temporada: o que o chileno mostra sobre o time ideal de Dorival Júnior?

A inicial era que a estreia ocorresse apenas no próximo sábado (30), diante do Atlético-GO, no Maracanã, no entanto, a boa performance nos treinamentos e a integração com o elenco fizeram a decisão ser antecipada. Ovacionado na recepção em Florianópolis, Vidal começou no banco e foi acionado nos minutos finais para ocupar a vaga de Everton Ribeiro.

A primeira utilização sob o comando de Dorival foi para ajudar na armação, no entanto, não há garantias de que essa será a única. Volante com experiência no futebol europeu, o chileno se encaixa em algumas funções no setor. Everton Ribeiro pode não ser o único a ficar preocupado, visto que Vidal pode exercer também a função de João Gomes.

Dorival vem implementando um sistema de losango no meio e Thiago Maia aparece mais recuado. Assim, João Gomes abre pela esquerda e Everton Ribeiro abre pela direita. Para entrar o time titular, Vidal disputará uma dessas vagas, como trouxe o analista do UOL Esporte Rodrigo Coutinho.

"No 4-3-3, que o Dorival já utilizou em algumas partidas, o Vidal vai ser um dos meias. O lado do campo não vai fazer diferença. Ele é destro, mas trabalha muito bem pela esquerda. Jogando pela esquerda e sendo destro, ele tem mais campo para fazer uma inversão de jogo. Ele vai disputar posição com João Gomes e Everton Ribeiro. Um deles vai ter que sair para o Vidal entrar ou eles serão mantidos, caso o Vidal não tenha o desempenho dos dois", disse Coutinho.

Esta foi a formação que Dorival utilizou em uma parte do segundo tempo contra o Avaí e, não à toa, as principais características de Vidal foram aparentes. O camisa 32 jogou de frente para o time, articulando as jogadas e, inclusive, roubou a bola que iniciou o lance do gol da virada.

"O Vidal participa da triangulação pelos lados e chega como elemento surpresa na área. Ele acrescenta no passe, na visão de jogo, na dinâmica de movimentação e no auxílio defensivo. A tendência é ele disputar pela titularidade", completou Coutinho.

Vidal em estreia pelo Flamengo no Campeonato Brasileiro - Gilvan de Souza / Flamengo - Gilvan de Souza / Flamengo
Vidal em estreia pelo Flamengo no Campeonato Brasileiro
Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

As características táticas e técnicas do chileno são marcantes, mas a importância na equipe vai além. Na estreia pelo Fla já foi possível perceber Vidal com personalidade e participativo no jogo. O jogador orientou os companheiros por diversas vezes nos primeiros minutos em campo.

"Estou 100% fisicamente. Agora, preciso ganhar ritmo de jogo, conhecer um pouco mais meus companheiros", disse o chileno.

Elenco estrelado e calendário apertado

Vidal não foi o único reforço do Flamengo nesta janela. Antes do chileno, Everton Cebolinha foi contratado como mais uma opção para Dorival Júnior. Com elenco estrelado e à frente de três competições, o treinador foge de 'time titular' e garante a rotatividade entre os jogadores.

Everton Cebolinha já entrou em campo duas vezes pelo Flamengo e, nas duas ocasiões, saiu do banco para dar uma nova cara ao ataque rubro-negro. Contra o Juventude, na estreia, atuou como atacante ao lado do Gabigol e caiu mais pela esquerda, por ser o lado de preferência.

Contra o Avaí, Everton formou o trio ao lado de Gabi e Pedro. O camisa 21 ficou centralizado, enquanto o camisa 9 atuou pela lado direito e o novo reforço caiu pela esquerda. Vidal e Cebolinha ficaram juntos em campo por pouco mais de 15 minutos e deram para Dorival a 'dor de cabeça' para escalar o time.

Cebolinha em jogo do Flamengo contra o Avaí pelo Brasileirão - Gilvan de Souza / Flamengo - Gilvan de Souza / Flamengo
Cebolinha em jogo do Flamengo contra o Avaí pelo Brasileirão
Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Os dois, no entanto, não devem ser as únicas questões para o técnico. O Flamengo se mantém no mercado e não descarta novas investidas. O volante Walace (Udinese) é o principal nome, porém os clubes ainda não entraram em acordo de valores para a libertação do jogador.

Outro nome é o do lateral uruguaio Guillermo Varela, que tem contrato com o Dínamo Moscou. O jogador interessa ao Fla e os dirigentes monitoram os movimentos na Rússia para fazer a investida. O clube carioca abrirá negociação caso o jogador de 29 anos acione a cláusula da Fifa e suspenda o contrato.