Corinthians chega mais 'cascudo' e saudável para nova sequência decisiva
Vivo em três disputas de títulos neste segundo semestre, o Corinthians encara hoje (27) uma das sequência de decisões da temporada. Às 21h30 (de Brasília), enfrenta o Atlético-GO, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O Alvinegro sofreu tanto com desfalques nas últimas semanas que ganhou 'casca' no mata-mata e agora tenta dar o troco no Dragão pela eliminação em 2021.
O Corinthians atual já não tem nada a ver com aquele que caiu para o Atlético-GO nas oitavas da Copa do Brasil do ano passado. Na ocasião, o time montado por Sylvinho tinha Araos, Camacho, Gabriel e Luan, além da maior esperança de gols em Gustavo Mosquito. Desde então o time contratou 15 reforços e mudou de cara. Balbuena e Yuri Alberto, podem estrear hoje no mata-mata, assim como o volante argentino Fausto Vera que foi registrado a tempo na CBF e não tem impedimento para participar da competição.
Ao contrário de 2021, a fase corintiana agora é boa. O time esteve na corda bamba pela quantidade de titulares lesionados, chegou a ter dez desfalques e viu a temporada por um fio, mas deu seu jeito para seguir em busca de três títulos. Em apenas três semanas, eliminou Santos e Boca Juniors em duelos de mata-mata e venceu Flamengo e Atlético-MG pelo Brasileirão. Foi uma sequência dura, e agora já há outra pela frente.
"O time está criando casca na hora certa", elogiou Vítor Pereira há duas semanas, após a classificação sobre o Santos nas oitavas da Copa do Brasil. "Com o tempo, aprendemos que precisaríamos um pouquinho de maturidade tática para estar nas três frentes e dar resposta aos jogos difíceis. Não dá para pressionar sempre, jogar sempre no campo aberto, do ponto de vista físico não estamos com essa disponibilidade. A equipe adquiriu essa maturidade tática quando não tem bola", esclareceu na ocasião.
A explicação de VP dialoga com os jogos recentes do Corinthians, afinal tem sido mais comum ver o time se defender do que atacar os adversários. O técnico relaciona diretamente a condição física do elenco ao modelo de jogo, já falou disso em algumas entrevistas, e nas últimas tem prometido que a qualidade do futebol alvinegro vai melhorar.
Durante muitos jogos fomos uma equipe mais resultadista, que teve que garantir os pontos para chegar hoje em condições de apresentar um futebol de maior qualidade. Acredito que a tendência é melhorar a qualidade, porque agora temos mais soluções."
Vítor Pereira, há três dias, deixou claro que quer o Corinthians mais ofensivo
Desfalques, rodízio e olho na sequência
Os problemas médicos do Corinthians diminuíram, mas não terminaram. Júnior Moraes (entorse no tornozelo) e Renato Augusto (lesão muscular) seguem fora, enquanto Cássio é dúvida por dores na região lombar. Bruno Méndez é desfalque por questões burocráticas, afinal já jogou a Copa do Brasil pelo Internacional.
A tendência é que Vítor Pereira faça mudanças no time que venceu o Atlético-MG, no úlimo domingo (24). Gil, Raul Gustavo e Lucas Piton podem voltar à equipe, por exemplo, e Rafael Ramos deve ser acionado para dar descanso a Fagner. Este rodízio dos titulares deve continuar contra o Botafogo, daqui a três dias, para que o Corinthians chegue inteiro às quartas de final da Libertadores contra o Flamengo, na semana que vem.
Ao todo, são quatro semanas seguidas com jogos de mata-mata: hoje contra o Atlético-GO, ida e volta contra o Fla e por fim a volta contra o time goiano.
Atlético-GO e Corinthians vão se reencontrar na Neo Química Arena daqui a três semanas, em 17 de agosto, para decidir quem continua no torneio. O classificado enfrenta Fluminense ou Fortaleza nas semifinais da Copa do Brasil.
Conseguimos a virada contra o Atlético-MG porque acreditamos nela até o final. É assim aqui no Corinthians: acreditar até o fim em cada jogo. Com o empenho de toda a equipe, organização, muita determinação nós conseguimos resultados muito importantes."
Du Queiroz, há três dias, sobre a resiliência e a entrega do Corinthians
FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-GO x CORINTHIANS
Competição: Copa do Brasil, jogo de ida das quartas de final
Data e horário: 27 de julho de 2022, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia-GO
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
ATLÉTICO-GO: Ronaldo; Dudu, Wanderson, Edson Felipe e Jefferson; Gabriel Baralhas, Marlon Freitas, Wellington Rato e Jorginho; Peglow e Ricardinho. Técnico: Jorginho
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Raul Gustavo e Lucas Piton; Cantillo, Du Queiroz e Maycon; Willian, Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.