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Garrafa como mascote da Copa vira 'crise' no Uruguai e pode cair no tapetão

Botija, a garrafa térmica que pode ser mascote do Uruguai na Copa do Mundo - Divulgação/AUF
Botija, a garrafa térmica que pode ser mascote do Uruguai na Copa do Mundo Imagem: Divulgação/AUF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

27/07/2022 04h00

Classificação e Jogos

Ela é simpática, azul celeste e carrega uma cuia em uma das mãos. Esta é a sorridente Botija, uma garrafa térmica eleita em votação organizada pela Associação Uruguaia de Futebol (AUF) como mascote da seleção na Copa do Mundo do Qatar. Mas uma mudança no regulamento da disputa gerou 'crise' no país vizinho e a decisão popular pode mudar no tapetão.

No último dia 21, a AUF informou o resultado do concurso realizado nas redes sociais que serviria para eleger a mascote da seleção na Copa deste ano. Nele, foram apresentadas cinco opções de mascotes. A Botija concorria com Marguy (uma jaguatirica), Garrancho (um condor), Tranque (um cavalo) e Zo Rou (uma raposa).

Segundo nota oficial da entidade, foram 101.547 votos no total. E a térmica levou a melhor com 58,2% da votação. O segundo, Marguy, teve míseros 12,2%.

Só que a associação não esperava que a térmica vencesse. Então, inesperadamente criou uma 'segunda etapa', justificando a mudança de regulamento da eleição no "grande interesse do público" e nas "novas ideias que surgiram".

Então, abriu prazo para envio de novas imagens do "público geral" até ontem (26) e ainda não informou quais serão os próximos candidatos a destronar a simpática térmica, que carrega uma cuia de mate — bebida tradicional da região — na mão.

Golpe da Botija

A nova votação, ainda sem data para iniciar, gerou reação adversa dos fãs da garrafinha. Nas redes sociais, muitos torcedores reclamaram da etapa adicional, uma vez que a Botija venceu a concorrência estabelecida.

Ao mesmo tempo, desenhistas uruguaios também se colocaram contra o regulamento. O desenho vencedor, seja de profissional ou amador, não irá gerar qualquer rendimento ao autor. Ainda nas redes sociais, houve campanha pedindo que desenhistas não enviassem opções.

Botija é pop

O sucesso da garrafa térmica foi imediato. Um estudo publicado no site uruguaio Nicestream apontou que o candidato a mascote rompeu barreiras, sendo citado em vários países, como França, Espanha, Estados Unidos e Suíça.

Segundo o conteúdo, Botija chegou aos Trending Topics (assuntos mais comentados no Twitter) no país ao mesmo tempo que a torcida do Nacional puxava campanha pelo retorno de Luis Suárez ao clube. Entre mídia e redes sociais, a Botija teria alcançado quase meio milhão de pessoas.

Agora, resta saber se a AUF vai aceitar o sucesso da Botija e, dependendo do resultado do próximo concurso, já terá o primeiro objeto a colocar na mala para o Qatar. Se bem que na bagagem dos uruguaios, garrafa térmica e cuia normalmente não faltam.