Por que 'samba' de Abel fez Palmeiras mais do que apenas líder no 1º turno
A mistura do sotaque português de Abel Ferreira com uma pitada de samba fez o Palmeiras ser muito mais do que apenas líder do Campeonato Brasileiro ao fim do primeiro turno. Não entendeu? A gente explica...
Depois da vitória por 2 a 1 sobre o Inter, no último domingo (24), Abel utilizou uma analogia curiosa com o gênero musical brasileiro para explicar suas ideias táticas e a preferência por uma proposta ofensiva no Verdão, que encerrou a primeira metade do torneio com 39 pontos, quatro à frente do vice-líder Corinthians.
Há opiniões contraditórias, uns gostam mais, outros menos. Eu troco 60, 70% de posse de bola por mais dez finalizações. Para mim, o futebol é gol. Lembro do Guardiola no Bayern de Munique e as pessoas acharem entediante porque era toca, toca, toca. As pessoas querem Klopp: verticalidade, gols, oportunidades. Querem samba, e não sertanejo".
Abel Ferreira, em entrevista coletiva
"Mais direto ao assunto, prefiro criar oportunidades de gol, chutar e não aquecer a bola. Mas respeito todas as formas de jogo. Os números dizem que somos uma equipe é muito competente. Se vamos ganhar, não sei. Mas essa equipe faz de tudo para ganhar. Não olho para os pontos, olho para cada jogo e em dar o nosso melhor para vencê-los", completou.
Além da liderança em pontos, o Palmeiras conseguiu os melhores desempenhos em outras estatísticas no Brasileirão, o que credibiliza ainda mais a posição isolada na tabela. Veja abaixo a comparação com os segundos colocados nos quesitos:
- Melhor ataque: 31 gols marcados, um a mais que o Red Bull Bragantino;
- Melhor defesa: 13 gols sofridos, três a menos do que o Santos;
- Maior saldo de gols: 18, nove a mais que o Fluminense;
- Menor número de derrotas: duas, uma a menos do que Atlético-MG, Inter e São Paulo;
- Melhor visitante do campeonato: 19 pontos, quatro a mais que o Fluminense.
Um dos poucos dados que o Palmeiras não lidera é o desempenho como mandante. O time de Abel tem a segunda melhor campanha em casa no torneio, com 20 pontos conquistados, um a menos do que o vice-líder Corinthians.
Após dois dias de folga, o elenco palmeirense se reapresenta hoje (27) na Academia de Futebol e inicia a preparação para o jogo contra o Ceará, sábado (30), às 16h30, na Arena Castelão, pela 20ª rodada, que abre o segundo turno do Brasileirão. Se mantiver o desempenho da primeira metade do campeonato, está mais do que liberado sonhar com a conquista do 11º título nacional.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.