Topo

Copa do Brasil - 2022

CBF afasta Luiz Flávio e Wagner Reway após polêmicas em Fla x Athletico

Do UOL, em São Paulo

28/07/2022 18h55

A CBF emitiu uma nota para informar que os árbitros Luiz Flávio de Oliveira e Wagner Reway serão afastados após o desempenho na partida entre Flamengo e Athletico-PR, ontem, pelo confronto de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Luiz Flávio comandou as ações no campo, enquanto Reway era o responsável pelo VAR no Maracanã.

Segundo a entidade máxima do futebol nacional, a dupla será encaminhada ao Pada (Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro), algo como um 'centro de recuperação' para os juízes, após as polêmicas em Flamengo x Athletico.

Na nota (veja abaixo na íntegra), a CBF "reitera o compromisso com a modernização e o constante desenvolvimento da arbitragem no futebol brasileiro" e reforça que fará, no início de agosto, uma intertemporada com 95 árbitros das séries A e B do Campeonato Brasileiro.

O primeiro duelo das quartas de final da Copa do Brasil foi recheado de polêmica de arbitragem, com reclamações de ambos os lados. Em um dos lances mais questionados pelo Flamengo, Fernandinho deixou o cotovelo no pescoço de Filipe Luís, mas Luiz Flávio não considerou infração.

O clube rubro-negro também reclama de um pênalti de Fernandinho em Léo Pereira, em que o árbitro manda o jogo seguir, sem consultar o monitor, uma vez que o VAR, sob responsabilidade de Reway, não recomenda a revisão.

Já o Athletico protesta por um chute de Gabigol em Fernandinho, em que o atacante rubro-negro poderia ter sido expulso, na visão athleticana. Os dois levaram apenas cartão amarelo de Luiz Flávio, que não foi alertado pelo VAR sobre uma possível expulsão.

Além disso, o Furacão reclama de uma entrada de Arrascaeta em Erick, já no final da partida. De acordo com a Central do Apito, da TV Globo, o meio-campista merecia ter sido expulso pela forma com que acertou o adversário. O VAR também não entrou em ação neste lance.

O Pada (Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro) foi criado recentemente pela nova gestão da Comissão de Arbitragem da CBF, liderada por Wilson Seneme.

"O Pada foi criado para auxiliar os árbitros e árbitras que demonstram maior grau de dificuldade de interpretação e aplicação das regras de jogo e que cometem erros graves com grande impacto nas partidas. O objetivo principal do afastamento é preservar os árbitros e árbitras. Assim, podemos reconhecer as causas dos problemas, tratar e melhorar o rendimento da arbitragem", afirmou Seneme, quando lançou o programa.

Veja a nota da CBF

A Comissão de Arbitragem da CBF anuncia que o árbitro Luiz Flávio de Oliveira e o VAR Wagner Reway foram incluídos no Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro (PADA). A decisão foi tomada após análise da atuação de ambos durante a partida entre Flamengo e Athletico Paranaense, pela Copa Intelbras do Brasil.

A CBF reitera o compromisso com a modernização e o constante desenvolvimento da arbitragem no futebol brasileiro. Na próxima segunda-feira, a Comissão inicia uma intertemporada que reunirá 95 árbitros das séries A e B do Campeonato Brasileiro.

O treinamento será realizado entre 1º e 5 de agosto, em três sedes diferentes, e contará com trabalhos práticos em simuladores de VAR e em campo de jogo. A partir deste mês, a Comissão também realizará treinamentos práticos presenciais mensais com o quadro.