Topo

Liga dos Campeões virou pesadelo para Jorge Jesus pós-Flamengo

Jorge Jesus, técnico do Fenerbahce, é eliminado da fase prévia da Liga dos Campeões - Burak Kara/Getty Images
Jorge Jesus, técnico do Fenerbahce, é eliminado da fase prévia da Liga dos Campeões Imagem: Burak Kara/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/07/2022 12h00

As experiências na Liga dos Campeões têm sido ingratas com o técnico Jorge Jesus desde que ele deixou o Flamengo, em julho de 2020. Agora técnico do Fenerbahçe, da Turquia, o português amargou mais uma eliminação na fase prévia da competição. O revés se somou a outros fracassos recentes.

Nos últimos dois anos, o português teve três oportunidades de disputar a Champions (duas pelo Benfica, para onde foi depois do Flamengo, e outra pelo Fenerbahçe), e em duas delas parou na fase prévia do torneio, com direito a eliminação para o PAOK (GRE) de Abel Ferreira, hoje no Palmeiras, em 2020.

A participação na Liga dos Campeões desta temporada era um desejo de Jorge Jesus. O português condicionou seu acerto com o clube turco à chance de disputar o torneio. A vaga garantida, contudo, não significou muita coisa com a derrota para o Dínamo de Kiev por 2 a 1, com direito a falha do ex-Flamengo Willian Arão, que resultou em eliminação precoce.

Após o jogo, o português exaltou o adversário e se mostrou orgulhoso de seus jogadores. "O Dínamo não é uma equipezinha qualquer. Estou orgulhoso do que os meus jogadores fizeram hoje", falou em entrevista coletiva.

Jorge Jesus, porém, sentiu novamente o amargo sabor de uma eliminação precoce na principal edição europeia de clubes. Em setembro de 2020, pelo "galáctico" Benfica, ele caiu para o PAOK, de Abel Ferreira, depois de agitar o mercado da bola com as contratações de Everton Cebolinha e Pedrinho. O clube português perdeu por 2 a 1 para o time grego pela terceira classificatória para a fase de grupos da Liga dos Campeões e acabou indo para a Liga Europa, onde parou na segunda fase, após eliminação para o Arsenal.

Curiosamente, Jorge Jesus não completou sua melhor campanha em Liga dos Campeões desde que deixou o Flamengo. Na última temporada, o Benfica chegou as quartas de final na última edição do torneio, quando foi eliminado pelo Liverpool, mas o português não estava mais à frente do grupo.

Após classificar o Benfica para as oitavas de final em chave que contava com Bayern de Munique e Barcelona, Jesus acabou demitido pela diretoria benfiquista.

Agora, Jorge Jesus depende de uma boa temporada pelo Fenerbahce, especialmente pelo Campeonato Turco, para ter nova oportunidade de disputar uma edição de Champions.