Parça de Rafinha revê Vidal no Flamengo: 'Sempre me dava beijo na careca'
O Flamengo se aquecia no gramado, antes do duelo com o Athletico-PR pela Copa do Brasil, quando, ao fim da atividade, Vidal caminhou em direção à mureta do Maracanã com um largo sorriso no rosto. O olhar fixo do chileno indicava que ele sabia o que iria fazer a caminho dos torcedores, e ao se aproximar e dar um afetuoso abraço em um deles, o mistério logo se desvendou: era o reencontro, após quatro anos, do jogador com Mauro Lúcio Silva, mais conhecido como Tibúrcio, que ficou famoso por ser o fiel escudeiro do lateral Rafinha e amigo dos jogadores da seleção alemã na Copa do Mundo de 2014.
Tibúrcio e Vidal se conheceram no Bayern de Munique, da Alemanha, quando Rafinha — hoje no São Paulo — atuava por lá. O chileno chegou ao clube bávaro em 2015, quando o lateral tinha quatro temporadas na instituição e já estava ambientado.
"Ele [Vidal] se adaptou muito rápido ao Bayern. Sempre foi muito dedicado, raçudo, e ficou muito amigo do Rafinha. Eles são amigos até hoje", disse Tibúrcio ao UOL Esporte, relembrando o que o motivou ao ir ao Maracanã rever o amigo chileno:
"Quando o Vidal chegou no Brasil, o Rafinha me disse: 'Tibúrcio, o Vidal perguntou de você'. Mas eu estava nos Estados Unidos e ainda não tido tempo de ir ao Rio falar com ele. Faz uma semana que cheguei no Brasil, aí peguei um voo e fui ao Maracanã".
O abraço forte seguido de cumprimentos foi finalizado com uma selfie tirada pelo próprio Vidal com o celular de Tibúrcio, que relembra da "pilha" que Rafinha colocava no volante para que ele atuasse no Flamengo.
"O Rafinha sempre falou do Flamengo para ele, mostrava a torcida o tempo todo, os jogos. E isso despertou no Vidal essa vontade de jogar pelo clube desde então".
Beijo na careca e 'gato'
Dos tempos de Bayern de Munique, Tibúrcio lembra que Vidal sempre teve esse estilo irreverente, de brincar com os companheiros e amigos. Ele se recorda de algo que era quase que uma tradição quando ambos se encontravam nas dependências do clube alemão.
"O Vidal é um cara que não tem nem o que comentar. Muito gente boa, do povão, da torcida, fala com todo mundo, não tem frescura, fala com geral. Eu lembro que, quando ele me encontrava, me dava um beijo na careca e me chamava de 'gato' [risos]".
Conhecedor do estilo de vida de Vidal, Tibúrcio acredita que o jogador irá se apaixonar pelo Rio de Janeiro, onde está morando na orla da Barra da Tijuca, na Zona Oeste (RJ).
"Ele está morando em frente ao mar do Rio. Tem como não gostar? Ele já gostou! Só louco para não gostar do Rio!", disse Tibúrcio, que é carioca.
O amigo do chileno não tem dúvidas de que o volante fará sucesso com a camisa do Flamengo:
"Por onde esse cara passa é sucesso. Ele não gosta de perder não, fica p... Nisso ele é igual ao Rafinha. Os dois ficam loucos quando perdem. Ele vai dar muitas alegrias à torcida, se Deus quiser. Ele veio porque gosta do Flamengo, diferente daqueles jogadores que chegam porque o empresário forçou. Ele veio porque quis".
Amuleto do Bayern, virou amigo de Neuer e Cia.
Tibúrcio ficou conhecido na Copa de 2014, sediada pelo Brasil, depois de cair nas graças da seleção da Alemanha. Apareceu em fotos, ficou na concentração e protagonizou os vídeos mais descontraídos dos campeões. Em um dos mais famosos, ele aparece na praia ensinando ninguém menos que Manuel Neuer e Bastian Schweinsteiger a dançar a música "Lepo-Lepo".
Tudo isso pelo contato que ele teve com os germânicos desde 2011, quando começou a acompanhar o Bayern de Munique com o lateral Rafinha.
"Conheci o Rafinha no Coritiba, quando ele chegou na equipe júnior de lá. Ficamos amigos em 2000. Mas ele foi transferido para o Bayern de Munique em 2011, e então fiquei lá, fiz amizade com os caras e acompanhei o time", explicou.
A relação com os alemães se fortaleceu quando o técnico do Bayern na época, Josef "Jupp" Heynckes, percebeu o "potencial" de Tibúrcio como amuleto. O amigo de Rafinha assistiu a quase todos os jogos da equipe bávara, que chegou à final da Liga dos Campeões de 2011-12, mas foi surpreendida com uma derrota para o Chelsea.
"Acompanhei toda a temporada. Mas não fui nessa final e o Bayern perdeu em casa. O técnico na época até brigou com o Rafinha: 'Aquele negão de terno branco vinha todos os jogos e o Bayern não perdia. Você não trouxe ele na final e o Bayern perdeu!'. Em 2013, eu fui em todos os jogos do Bayern e eles ganharam tudo. Por isso, o Rafinha falou para eu não ir embora", contou Tibúrcio.
Acolhido por pagodinho, animou plateia do Faustão
Mas a vida de Tibúrcio não foi só acompanhar o Bayern de Munique. Ele tinha duas casas: o Brasil e a Alemanha. O carioca de nascimento chegou a morar nas ruas e foi acolhido por Zeca Pagodinho. Graças a esse contato com o sambista, Tibúrcio foi parar no Faustão em 2008 e virou animador da plateia desde então.
"O Faustão até brinca comigo, me chama de garoto pingue-pongue: 'Curitiba enjoa, manda para Alemanha, Alemanha enjoa, manda para mim'. Ele sempre brinca. Fico lá e cá, meio a meio", disse Tibúrcio.
Até Guardiola já teria feito oferta a Tibúrcio
Pep Guardiola, hoje técnico do Manchester City (ING), conheceu Tibúrcio na Alemanha. Segundo o animador, o treinador teria feito um convite para acompanhá-lo no time de Gabriel Jesus.
"Eu tenho boa amizade com Guardiola e ainda não fui em jogos do Manchester City. Mas ele já falou: "Tibúrcio vai para o City". Eu não quis, fiquei com o Bayern e agora estou pensando seriamente em ir para lá. Conheço o Fernandinho já", disse ao UOL Esporte em 2017.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.