Topo

Palmeiras

Abel sobre Brasileiro decidido nas 4 linhas: 'Começo a ficar com dúvidas'

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

30/07/2022 21h01

Após a vitória do Palmeiras sobre o Ceará na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro, o técnico Abel Ferreira elogiou a postura da equipe em campo e não conseguiu evitar as críticas a Anderson Daronco. O treinador, inclusive, colocou em xeque a possibilidade de a competição ser decidida em campo.

"Temos que valorizar mais aquilo que temos, não podemos ficar mais só nas cadeiras que temos e receber o nosso dinheiro sem ação. Fico triste, porque gostaria de ter um comportamento diferente no banco. Tenho feito um esforço muito grande para me controlar, mas acontecem coisas dentro do campo que me tiram do sério, porque há muita coisa em jogo. Há títulos, prestígio, dinheiro e, acima de tudo, o nosso trabalho. Na última conferência disse que gostaria que esse campeonato fosse decidido dentro das quatro linhas por duas equipes, mas começo a ficar com algumas dúvidas. Mas vamos continuar fazendo o que controlamos", afirmou.

Antes de o treinador responder aos questionamentos da imprensa, Anderson Barros, diretor do Palmeiras, fez um pronunciamento com duras críticas à arbitragem brasileira, à CBF e a Daronco. O clube reclama, principalmente, de a expulsão de Richardson, do Ceará, ter acontecido apenas após análise do VAR, e do pênalti marcado em cima de Vina, lance que Abel considerou ter colocado "o Ceará no jogo".

"Falar do jogo é dizer o quão difícil é jogar aqui. Nosso adversário tem empatado e ganhado contra grandes equipes, está do meio da tabela para cima. Então, sabemos o quão importante foi uma vitória aqui, o quanto meus jogadores trabalharam para isso. Fizemos uma primeira parte, na minha opinião, boa, inteligente. Jogamos o melhor que podíamos neste gramado. Uma primeira parte bem conseguida, e uma segunda também. Depois da expulsão, controlamos o jogo todo até um lance que eu não controlo", disse.

"Eu não vou voltar a concentrar a minha energia naquilo que não controlo. Se vocês querem saber o que eu acho da arbitragem, está no meu livro. Tem lá um capítulo em que digo o que penso. A única coisa que tenho a dizer é que o futebol brasileiro é uma das maiores indústrias do país, a que mais exporta, a que mais dinheiro dá ao Estado, e nós só temos a responsabilidade no que controlamos. A minha função é valorizar o espetáculo, o clube e os jogadores", completou.

O treinador ressaltou que as competições englobam diversos aspectos e as partidas fazem parte de um resultado final importante.

"Tem muitas coisas em jogo, títulos, prestígio, dinheiro, e mais que tudo, está nosso trabalho. O nosso trabalho nos custa muito, nos obriga muitas vezes a estar longe da família. Temos todos de fazer um esforço para mudar, é preciso fazer acontecer, não apenas palavras, mas essa parte não depende de mim. Vou continuar a ser um treinador feliz com minha equipe. Foi isso que meus jogadores fizeram aqui, uma vitória justa e que poderia ser até maior. Sofremos um pouco no fim, mas faz parte, é futebol."

Abel descreveu o que lhe causou incômodo.

"O Ceará nem tocava na bola, houve um lance que colocou o Ceará no jogo. Depois, o Ceará criou aquela esperança com bolas longas e bolas na área. Para mim, o jogo nunca está controlado. No futebol, tem fatores aleatórios e hoje o que mudou foi um fator aleatório que não controlamos, mas um fator que tornou um momento duro para nós", afirmou.

Abel demonstrou temer que o Brasileiro não seja "decidido dentro das quatro linhas" e, no fim, do jogo, repetiu a frase que já se tornou praticamente um lema seguido pelo Alviverde: 'contra tudo e contra todos'.

O comandante do Palmeiras salientou ainda que, em sua opinião, Daronco é um dos melhores árbitros do Brasil.

"Sinto uma mágoa dentro de mim, porque este senhor [Daronco] é um dos melhores árbitros brasileiros. Hoje ganhamos, mas poderíamos ter empatado ou perdido, já ficamos fora de uma competição por coisas que não controlamos. Portanto, é dar os parabéns aos meus jogadores que foram guerreiros, competentes, inteligentes. Ganhamos em um campo que é muito difícil ganhar, basta ver as equipes que estão brigando pelo título como nós e que vieram aqui e ganharam. Parabéns aos meus jogadores, seguir nessa luta e procurar ser positivo para passar por todos os obstáculos, dando sempre o melhor de nós", indicou.

Palmeiras