Topo

Audiência da Globo reage com Palmeiras e Corinthians na ponta do Brasileiro

Palmeiras e Corinthians tiveram crescimento em suas médias de audiência e ajudaram a alavancar Globo no Ibope no 1º turno - Marcello Zambrana/AGIF
Palmeiras e Corinthians tiveram crescimento em suas médias de audiência e ajudaram a alavancar Globo no Ibope no 1º turno Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Allan Simon

Do UOL, em São Paulo

30/07/2022 04h00

Após dois anos seguidos de quedas, a Globo conseguiu aumentar a audiência do primeiro turno do Brasileirão na TV aberta na Grande São Paulo. De acordo com levantamento feito pelo UOL a partir de dados divulgados após cada rodada pela emissora, a competição teve média no Ibope de 19,9 pontos com as transmissões das primeiras 19 rodadas. Em 2021, o índice tinha sido de 18,4, um ponto e meio abaixo, o que representa cerca de 308 mil pessoas a mais vendo o torneio na TV aberta nesta temporada.

O melhor desempenho vem em uma edição que até aqui tem dois times grandes paulistas na liderança da tabela. O Corinthians, vice-líder na classificação do campo, é o time com melhor média de audiência no primeiro turno do Brasileirão 2022. O clube rendeu 22,3 pontos à Globo em sete jogos transmitidos. O melhor resultado foi registrado no dia 22 de maio, quando a emissora transmitiu o duelo do Timão contra o São Paulo na Neo Química Arena.

O clássico Corinthians x São Paulo, que terminou empatado em 1 a 1 e tinha dois times brigando pela liderança na ocasião, fez 28 pontos de audiência, o maior resultado da Globo com futebol na temporada 2022 em São Paulo até aqui, e empatado no arredondado com o melhor índice do esporte como um todo na televisão aberta paulista, já que a Band também fez 28 pontos com a final do Mundial de Clubes entre Chelsea e Palmeiras, transmitida em fevereiro.

A liderança corintiana no Ibope não tem uma vantagem tão grande para os rivais. O Santos aparece com média de 20,5 pontos, mas teve apenas duas transmissões na Globo até aqui na capital paulista, sendo uma delas o clássico contra o Palmeiras (21 pontos).

Segundo colocado no ranking de transmissões da TV aberta ao lado do Corinthians com sete jogos cada, o São Paulo registrou média de 19 pontos de audiência. O Palmeiras, que apareceu cinco vezes na Globo, marcou 19,4. Na prática, um empate técnico entre os rivais, o que mostra um equilíbrio na exposição dos clubes.

Em São Paulo, cada ponto no Ibope é equivalente em 2022 a 74.666 domicílios ou 205.755 indivíduos. Ou seja, entre Timão e Tricolor a diferença é de cerca de 679 mil pessoas em média por jogo transmitido pela Globo no Campeonato Brasileiro.

Em 2021, a marca de 18,4 de média foi uma queda de quase três pontos em relação a 2020, cuja metade inicial do campeonato registrou 21,2, número que já era bem mais baixo que os 23,8 obtidos pela Globo em 2019.

O Corinthians é um exemplo do crescimento verificado nas primeiras 19 rodadas deste ano em relação à temporada passada. Se fez 22,3 de média agora, em 2021 tinham sido 19,1 pontos. Em 2020, foram 23,6. Todos esses números, vale ressaltar, ficam bem abaixo do padrão de antes da pandemia. Em 2019, o Timão teve média de 26,6 pontos na metade inicial do Brasileirão, e tinham sido 27,2 em 2018.

O Palmeiras também cresceu. Em 2021, o Verdão teve média de 17,6 pontos também com cinco jogos transmitidos na metade inicial do torneio, crescendo quase um ponto e meio no Ibope em 2022. No ano passado, os dois rivais paulistas fizeram parte do G-6 na tabela do primeiro turno, mas o time alviverde estava quatro pontos atrás do Atlético-MG na classificação, enquanto a equipe corintiana já via o Galo com 14 pontos na dianteira.

Já o time do São Paulo teve como curiosidade o fato de ter estado em campo na melhor e na pior audiência da emissora até aqui na competição. Além dos 28 pontos do clássico contra o Corinthians, o time do Morumbi também contabilizou apenas a metade, 14, contra o Red Bull Bragantino.

O que teve uma explicação importante: a Globo transmitiu o duelo em um sábado à tarde, dia em que o futebol tem desempenho inferior aos domingos normalmente na emissora, fato agravado por ter sido no meio de um feriado prolongado que teve os desfiles do Carnaval fora de época no canal em abril. Esse jogo, sozinho, tirou quase um ponto da média tricolor na audiência e ainda impediu que o Brasileirão como um todo passasse dos 20 pontos.

Veja as médias de audiência dos grandes na Globo SP no 1º turno do Brasileirão:

- Corinthians - 22,3 pontos - 7 jogos transmitidos
- Santos - 20,5 pontos - 2 jogos transmitidos
- Palmeiras - 19,4 pontos - 5 jogos transmitidos
- São Paulo - 19 pontos - 7 jogos transmitidos

Veja a evolução da audiência geral da Globo SP no 1º turno das últimas edições:

Brasileirão 2018: 23 pontos
Brasileirão 2019: 23,8 pontos
Brasileirão 2020: 21,2 pontos
Brasileirão 2021: 18,4 pontos
Brasileirão 2022: 19,9 pontos