Topo

São Paulo

Novo goleiro do São Paulo foi pupilo de Diniz e alvo de Ceni no Flamengo

Felipe Alves em ação pelo Fortaleza - Pedro Chaves/AGIF
Felipe Alves em ação pelo Fortaleza Imagem: Pedro Chaves/AGIF

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

30/07/2022 04h00

Após busca intensa no mercado da bola, o São Paulo, enfim, contratou um goleiro experiente para ser alternativa quando Jandrei não puder jogar. Felipe Alves, 34, chega credenciado pela relação que construiu com o técnico Rogério Ceni.

Os dois trabalharam juntos no Fortaleza, entre 2019 e 2020. E o sucesso dos dois se deve à maneira de atuar de Felipe Alves. A qualidade com a bola nos pés fez com que o experiente atleta tivesse um papel importante no início da construção das jogadas do time cearense.

Mas foi outro técnico que moldou o estilo de jogo de Felipe Alves. O goleiro era o titular do Audax, comandado por Fernando Diniz. No rachão, a parte do treino onde os jogadores disputam uma espécie de "torneio", Felipe Alves sempre atuava no ataque. E se destacava pelos dribles e gols. Em 2015, ficou famoso por dar um "chapéu" dentro da própria área em um atacante do Ituano.

Quando Rogério estava no Fortaleza e buscava um goleiro para ajudar na saída de bola desde o campo de defesa, Diniz sugeriu o nome de Felipe Alves e assim o goleiro se juntou ao Leão.

Depois de sair do clube cearense, Rogério chegou a indicar o goleiro para o Flamengo, quando treinava o Rubro-Negro. Mas as negociações não avançaram e a transação não se concretizou.

Contratação de emergência do São Paulo

O histórico pesou a favor de Felipe Alves na busca do São Paulo para encontrar um goleiro que pudesse ser alternativa a Jandrei. Depois da saída de Tiago Volpi ao Toluca-MEX, o jovem Thiago Couto passou a ser o reserva imediato de Jandrei. Mas com a lesão de Jandrei, o clube avaliou que precisava de alguém mais experiente para uso imediato.

Felipe Alves estava no Juventude, emprestado, e foi contratado pelo São Paulo por empréstimo até dezembro de 2023. Como compensação, o Tricolor vai pagar US$ 200 mil (cerca de R$ 1 milhão) ao Fortaleza.

O empréstimo foi o modelo escolhido pelo São Paulo para pudesse registrar o goleiro o mais rápido possível na CBF e inscrevê-lo na Copa Sul-Americana, cuja inscrição para a fase quartas de final se encerra hoje (30).

Assim, Felipe Alves está liberado para enfrentar o Ceará, quarta-feira (3), pelo jogo de ida da Sul-Americana, no Morumbi. Ele também está liberado para jogar pelo Campeonato Brasileiro. Mas não poderá atuar pela Copa do Brasil.

São Paulo