Gabriel Jesus sensação e CR7 sumido: como foi a pré-temporada europeia
Neste fim de semana, a temporada se abre de maneira oficial em três dos principais centros do futebol europeu com as disputas das Supercopas. Manchester City e Liverpool fazem a decisão na Inglaterra. Na França, o PSG tem o Nantes pela frente. Por fim, na Alemanha, o Bayern de Munique encara o RB Leipzig.
Ao longo do mês de julho, as grandes equipes do futebol europeu rodaram o mundo fazendo amistosos e preparando seus elencos para a temporada. Enquanto algumas já voltaram para jogar suas decisões, outras ainda seguem nas suas excursões. Veja um resumo de como tem sido o período para os principais times do Velho Continente.
PSG
Prestes a estrear na temporada, o PSG não conheceu outro resultado que não fosse a vitória nos seus jogos preparatórios. Em quatro partidas, o time anotou 13 gols e sofreu apenas três.
Mesmo com todo o seu elenco à disposição, Christophe Galtier colocou o trio estrelado por Neymar, Messi e Mbappé apenas uma vez junto em campo. Na ocasião, a equipe venceu o Kawasaki Frontale, do Japão, por 2 a 1. Ao longo das partidas, o brasileiro e o francês se destacaram, enquanto o argentino apareceu mais como um coadjuvante.
Manchester United
Com novo técnico, o Manchester United está invicto até aqui na pré-temporada. A equipe venceu Liverpool, Melbourne Victory e Crystal Palace. Enquanto isso, ficou no empate com o Aston Villa. Em todos os jogos, Erik ten Hag escalou o que deve ser a melhor formação na sua visão.
Neste período de pré-temporada, os Diabos Vermelhos não contaram com a presença de Cristiano Ronaldo, que prometeu voltar ao time já neste domingo. Pela frente, o time ainda tem amistosos contra Atlético de Madri e Rayo Vallecano antes de estrear na Premier League.
Arsenal
Com Gabriel Jesus sendo o grande nome do time e recebendo elogios do técnico Mikel Arteta, o Arsenal impressionou. Em seis jogos até aqui na preparação, o time venceu cinco deles (Ipswich Town, Nuremberg, Everton, Orlando City e Chelsea) e perdeu o outro (Brentford). O reforço brasileiro teve importante contribuição: foram quatro gols em quatro jogos.
Antes de estrear na Premier League, os Gunners ainda terão pela frente o Sevilla, em jogo que será realizado hoje (30) para encerrar a preparação.
Liverpool
O time comandado por Jürgen Klopp foi um dos que mais viajou na pré-temporada. A preparação começou na Ásia, onde perdeu para o Manchester United e venceu o Crystal Palace. De volta para a Europa, os Reds bateram o RB Leipzig, com quatro gols de Darwin Núñez, mas perderam para o RB Salzburg.
Ao longo dos jogos preparatórios, Klopp usou equipes alternativas e mesclou titulares e reservas da última temporada somados aos reforços contratados. Apenas contra o RB Leipzig o técnico alemão deu indícios do que pode ser sua escalação inicial nas principais partidas. Após a Supercopa da Inglaterra, o Liverpool ainda terá um amistoso contra o Strasbourg, da França, antes de estrear na Premier League.
Manchester City
O atual campeão da Premier League fez apenas dois jogos preparatórios para a temporada, ambos nos Estados Unidos. O time de Pep Guardiola venceu o América-MEX e depois bateu o Bayern de Munique. Nas duas partidas, o técnico catalão colocou em campo grande parte do que tinha de melhor no elenco e contou com gol do estreante Haaland para vencer os alemães.
Chelsea
Diferentemente dos rivais, o Chelsea fez pré-temporada irregular. A equipe estreou com vitória contra o América-MEX, acabou perdendo para o Charlotte, nos pênaltis, e depois foi goleado por 4 a 0 pelo Arsenal. Ontem, deu uma resposta e conseguiu um triunfo diante da Udinese.
Nestes jogos, o técnico Thomas Tuchel promoveu as estreias de Sterling e Koulibaly, além de dar rodagem para os demais nomes do elenco dos Blues.
Real Madrid
O atual campeão da Champions League não mostrou muita coisa na pré-temporada que tem feito nos Estados Unidos até aqui. No seu primeiro jogo, saiu derrotado no clássico contra o Barcelona. Já no segundo, apenas empatou com o América-MEX.
Em ambos os jogos, o Real usou suas principais peças, mas Benzema ficou fora do clássico contra o Barcelona, já que se apresentou mais tarde ao elenco. Pela frente, o time espanhol ainda enfrenta a Juventus antes de voltar para casa.
Barcelona
A equipe catalã vem deixando expectativas quanto ao que pode fazer na temporada. Em quatro jogos, foram duas vitórias e dois empates, com atuações de imposição e forte ritmo ofensivo, apesar de alguns problemas na defesa.
Com boa parte dos reforços à disposição, Xavi ainda tem alternado a escalação principal em busca de um 11 ideal para a temporada. Para isso, o treinador ainda terá os jogos contra New York Red Bulls e Pumas.
Bayern de Munique
Na sua passagem pelos Estados Unidos, o Bayern de Munique fez apenas dois jogos. No primeiro deles, goleou o DC United por 6 a 2, com direito a gols dos estreantes Mané e De Ligt. Entretanto, no jogo seguinte, acabou sendo derrotado pelo Manchester City.
Sem Lewandowski - agora no Barcelona -, Julian Nagelsmann apostou em um ataque leve, formado por Gnabry e Mané no primeiro jogo, mas que teve Müller como principal comandante na segunda partida.
Juventus
A Velha Senhora fez dois jogos até aqui na pré-temporada, vencendo o Chivas Guadalajara e empatando com o Barcelona. Em campo, o time contou com os reforços de Pogba e Di María. Entretanto, logo na sua reestreia pela equipe, o francês se lesionou e pode ficar fora até da Copa do Mundo.
Antes de voltar para a Itália, a Juventus ainda tem Real Madrid e Atlético de Madri pela frente. Assim como fez contra o Barcelona, Massimiliano Allegri deve mandar a campo seu time principal para dar ritmo e começar a temporada com entrosamento.
Gigantes europeus lucram com estádios cheios
As grandes equipes da Europa rodaram o mundo: a maior parte esteve em turnê pelos Estados Unidos, mas também houve quem viajou para a Ásia. O PSG, no Japão, teve lucro milionário, segundo a imprensa europeia. Com os astros Neymar, Messi e Mbappé, o clube agendou visitas a patrocinadores, abriu uma academia e só entrou em campo com ingressos esgotados.
Situação parecida viveu quem visitou os Estados Unidos. Embora os jogos tivessem caráter amistoso, o público compareceu em peso para prestigiar alguns dos maiores astros do futebol mundial.
Bayern de Munique e Manchester City se enfrentaram no estádio do Green Bay Packers, na NFL, para mais de 73 mil espectadores. Os clássicos Arsenal x Chelsea e Barcelona x Real Madrid, que marcou a estreia de Lewandowski na equipe catalã, foram realizados para mais de 60 mil pessoas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.