Ceni lamenta erros grotescos em derrota do São Paulo para o Athletico-PR
Para o técnico Rogério Ceni, o principal motivo para que o São Paulo fosse derrotado pelo Athletico-PR, neste domingo, por 1 a 0, foi a enorme quantidade de erros cometidos pelo Tricolor.
"A sensação foi de um jogo bem equilibrado. Não vejo superioridade do Athletico-PR. Nós cometemos muitos erros grotescos no dia de hoje. Em várias partes do campo nós erramos. E quando você erra muito, você acaba pagando no jogo. Mas em matéria de competição entre si, acho que foi um jogo bem equilibrado, com chances. A única coisa é que erramos mais. E quando você erra muito, você acaba pagando", alertou Ceni.
Os lamentos de Ceni se devem, em especial, às jogadas que resultaram em dois pênaltis para o Athletico-PR. O primeiro após erro do goleiro Felipe Alves, que derrubou Vitor Roque, e se redimiu ao pegar a cobrança de Thiago Heleno. No segundo, Canobbio teve liberdade demais até ser derrubado no limite da área pelo lateral Moreira, que atuou pela esquerda. Vitor Bueno não desperdiçou a chance e marcou o gol da vitória do Furacão.
"Na verdade, é muito simples. Foi um erro, também já errei tantas vezes no gol. Ele foi dominar, a bola veio rápida, o Léo deu um passe muito firme para ele. Era uma bola difícil pelo passe que veio. Ele foi dominar, ela escapou do domínio, porque aqui a bola corre mais, foi um erro. Ele defendeu a penalidade logo em seguida, acontece, faz parte do jogo", afirmou o comandante tricolor, sobre a jogada que resultou no primeiro pênalti do Athletico-PR.
Ceni aproveitou também para elogiar a estreia do arqueiro, contratado a pedido dele —eles já tinham trabalhado juntos no Fortaleza, e Ceni queria alguém de sua confiança para assumir a vaga de Jandrei. Lesionado após uma pancada nas costas diante do Fluminense, Jandrei ainda não tem previsão de retorno, mas o São Paulo espera que ele possa estar em campo no dia 18 de agosto, na partida de volta da Copa do Brasil, contra o América-MG.
"Ele teve tranquilidade, mostrou calma com a bola na hora de construir. Faltou realmente aparecer as mesmas condições que apareceram no treino, de construção de jogo. A gente não conseguiu colocar em prática, dentro dos 90 minutos hoje. Mas ele vai se adaptar, evoluir cada vez mais, e vai seguir, jogar, e vai fazer o seu melhor", finalizou.
Com a derrota, o São Paulo se mantém com 26 pontos, na décima posição, longe da briga pelo G4. O Tricolor agora enfrenta o Ceará, na próxima quarta-feira (3), às 19h15, no Morumbi, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Pelo Brasileiro, o time volta a campo no sábado (6), quando recebe o Flamengo, no Morumbi.
Confira as respostas de Rogério Ceni
"A sensação de um jogo bem equilibrado. Não vejo superioridade do Athletico-PR. Nós cometemos muitos erros grotescos no dia de hoje. Em várias partes do campo nós erramos. E quando você erra muito, você acaba pagando no jogo. Mas em matéria de competição entre si, acho que foi um jogo bem equilibrado, com chances. A única coisa é que erramos mais. E quando você erra muito, você acaba pagando."
Moreira
"Nós temos Wellington e Reinaldo na esquerda. Já estamos sem o Reinaldo há algum tempo. Não podemos usar o Wellington em todos os jogos, com intervalo de três dias. Ele é um jogador muito físico. E a ausência dele em jogos decisivos, eliminatórios, pesa muito para a gente, porque a gente não tem outro jogador nesta função. Então não conseguimos usar ele [Wellington]. O Moreira foi nesta função, atua bem com a perna esquerda, teve uma boa atuação no primeiro tempo. Erros acontecem, acho que fazem parte do futebol. É ter um pouco mais de atenção, teve personalidade para jogar. Mas não foi o único que errou. Nós erramos algumas bolas em que não aconteceu o gol, e outras que demos as penalidades, próximos à área. A maioria dos lances que o Athletico-PR teve a seu favor começou com erros nossos. Méritos do Athletico-PR que chegou ao nosso gol. Mas muitos erros no dia de hoje. É incrível a quantidade de erros grotescos próximos à nossa área que nós tivemos no dia de hoje"
Rodriguinho
"Rodriguinho é um jogador que vai jogar no São Paulo. Escuta o que eu estou falando para vocês. Ele é talentoso, está sendo trabalhado. Estreou e aí ficamos um tempo trabalhando com ele. Hoje, ele tinha uma função de ficar flutuando bastante, para dar superioridade no meio do campo. Errou alguns passes que costumeiramente não erra nos treinos. Faz parte. Mas trabalhou boas bolas, achou bons passes por dentro. Hoje, não tínhamos uma referência à frente, ficou ele, o Nikão. Deixamos o Marquinhos aberto. O Nikão tentando vir um pouco mais para dentro, e ele flutuando para tentar uma superioridade no meio. Mas é um bom jogador, bom menino. Tem futuro em São Paulo. Acredito muito que ele deva, em breve, ter mais oportunidade do que vem tendo. Não temos do que reclamar, um garoto que tem um brilhante futuro."
Retorno dos lesionados
"A princípio, pronto para jogo quarta-feira, não acho que tenha nenhum. Mas como começo de transição, talvez Patrick e Reinaldo. Alisson pode ser um retorno, mais tardar no sábado. Um número maior de jogadores do meio de campo para frente."
Melhor fisicamente após o rodízio?
"Luizão pediu para sair no intervalo, estava com dores na sola do pé, estava incomodando bastante. Não era minha intenção usar o Léo, queria ter usado o Luizão por mais tempo. Mas ele pediu para sair, e eu fiz essa alteração. As outras duas, não. Precisava de um pouco mais de peso na frente, por isso coloquei o Calleri para a gente tentar vencer a partida. Jogou 45 minutos. E o Igor Gomes era um jogador para chegar mais à frente. O Talles Costa é leve, e a gente precisava de mais força. Depois a entrada do Luciano e por último o Rodrigo Nestor. Não vejo motivo para cansaço. O único que pode reclamar de alguma coisa é o Miranda, que jogou os últimos dois jogos 90 minutos. Os outros, cansaço não é um motivo que a gente vai ter para o próximo jogo. Rodamos o máximo que podíamos, dez, 11 jogadores. Não acho que, principalmente antes das trocas, o time pode ter cedido alguns espaços, cometidos alguns erros, mas fez uma partida razoável. Calleri entrou bem hoje, a gente não merecia ter perdido hoje. Nós perdemos, vou repetir, pela quantidade de erros grandes que nós tivemos durante o jogo."
Campeonato Brasileiro e as copas
"Nós temos de melhorar nosso nível de jogo em todas as competições, não é só no Campeonato Brasileiro. Mas o Brasileiro, eu falo sempre, é um campeonato perigoso. É que os caminhos que nós fomos tendo, adversários no sorteio, dos confrontos, não nos deixaram fazer o contrário, colocar toda a força no Brasileiro. Cai no sorteio contra o Palmeiras, não pode abrir mão, passa na Sul-Americana, uma competição que a gente vê com possibilidades, vamos enfrentar o Ceará, mas é busca por um título. Tivemos uma sequência de quatro jogos em dez dias, e vamos ter agora novamente uma sequência de quatro jogos em dez dias, se não rodar o elenco. E repito, não foi pela rodagem do elenco que não vencemos o jogo. Foram os nossos próprios erros. Por isso não vencemos a partida."
Felipe Alves
"Na verdade, é muito simples. Foi um erro, também já errei tantas vezes no gol. Ele foi dominar, a bola veio rápida, o Léo deu um passe muito firme para ele. Era uma bola difícil pelo passe que veio para ele. Ele foi dominar, ela escapou do domínio porque aqui a bola corre mais, foi um erro. Ele defendeu a penalidade logo em seguida, acontece, faz parte do jogo. Mas teve tranquilidade, mostrou calma com a bola na hora de construir. Faltou realmente aparecer as mesmas condições que apareceram no treino, de construção de jogo. A gente não conseguiu colocar em prática, dentro dos 90 minutos hoje. Mas ele vai se adaptar, evoluir cada vez mais, e vai seguir, jogar, e vai fazer o seu melhor."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.