Qual é o clube histórico de Portugal que volta à elite após 83 anos
Um amante de futebol que olhar a lista de clubes da primeira divisão portuguesa para a temporada que se inicia em agosto, encontrará facilmente um nome pouco conhecido entre os clubes que costumam frequentar o campeonato. É o Casa Pia, que fora de Portugal não é tão popular, uma vez que retorna à elite após 83 anos. Mas no país, o emblema é histórico e repleto de passagens importantes no nascimento do futebol português.
O Casa Pia Atlético Clube é um clube de futebol fundado em 1920, originário da Real Casa Pia de Lisboa, uma fundação assistencial que destinava-se à recuperação de órfãos, e mendigos, oferecendo moradia, trabalho, estudo e esporte. A instituição foi fundada em 1780.
Os Gansos, como é chamado o clube em razão do ar pomposo que alunos da Casa Pia desfilavam em cerimônias oficiais, antes de se tornar profissional, disputavam jogos e torneios amadores desde meados de 1893, inclusive cedia atletas para outras agremiações já formadas. Em 1898, o time da Casa Pia tornou-se um dos precursores do futebol português ao derrotar o Carcavelos Club, da Inglaterra, num jogo histórico, considerado marco do apreço pelo futebol no país.
Depois de sua fundação, em 1921, o Casa Pia viveu momentos de glória, conquistando uma série de taças regionais, como Taça de Lisboa, Campeonato de Lisboa, entre ouros.
Emprestou camisa e marcou história da seleção
Em dezembro do ano de sua fundação, o Casa Pia se firmou ainda mais na história do futebol português. A seleção de Portugal disputaria a primeira partida de sua história, em Madri, contra a Espanha. O clube, então, emprestou os uniformes para a seleção, e o preto característico da equipe, até hoje aparece entre as cores da equipe nacional.
Naquele jogo, seis atletas caspianos (do Casa Pia) representaram a seleção. Entre eles o capitão Cândido de Oliveira, que teve passagem pela instituição e foi um dos fundadores do clube.
83 anos depois, retorno e capital estrangeiro
Com tanto peso histórico, o clube foi um dos presentes na primeira edição do Campeonato Português, realizado em 1938/1939. E esta foi a única edição em que esteve presente na primeira divisão. Depois de acabar em último, com uma vitória e 13 derrotas, a realidade virou disputas inferiores, longe do apreço que já teve.
O retorno para elite aconteceu depois de um processo quase inevitável no futebol atual: o investimento estrangeiro. Foi o empresário norte-americano Robert Platek que virou investidor do Casa Pia através da empresa MSD Capital, em 2020. O novo dono também tem investimentos no Spezia, da Itália, e no Sonderjysk Elitesport, da Dinamarca.
"Para um clube com tanto passado é preciso é não hipotecar o futuro", disse o presidente Victor Franco ao jornal Diário de Notícias. Aceitar o aporte financeiro ocasionou uma mudança de patamar, mas aconteceu sob cuidados para não ferir a história do clube.
"Somos históricos, mas éramos amadores. Para ter um futebol profissional com futuro era preciso um investimento considerável. Dinheiro que o clube não tinha. Os sócios aceitaram a criação da SDUQ [Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas] e nós encontramos um parceiro", completou o mandatário.
O dinheiro serviu para dar estrutura e melhorar o time e a comissão técnica. O estádio Pina Manique também passou por reformas e vai entrar em novas fases de ampliação para triplicar a capacidade, que inicialmente era de 5 mil pessoas.
Com o vice-campeonato da segunda divisão, Os Gansos voaram alto novamente. Impulsionados pelo capital estrangeiro, retornaram para elite após 83 anos.
Agora, ainda contam a chegada recente de jogadores conhecidos no Brasil. Clayton, que estava no Coritiba, foi anunciado nos últimos dias junto a Rafael Martins, formado na base do Grêmio e que construiu sua carreira em Portugal, mas que também teve passagens pela Espanha e pelo futebol chinês.
A estreia no Campeonato Português está marcada para dia 7 de agosto, contra o Santa Clara, fora de casa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.