São Paulo aposta em retrospecto recente para vencer Athletico-PR
Depois de voltar a experimentar a sensação da vitória após o 1 a 0 contra o América-MG, pela Copa do Brasil, o São Paulo agora foca sua atenção no Campeonato Brasileiro. E a equipe precisa vencer se ainda quiser sonhar em conseguir a classificação direta para a Libertadores via Brasileirão. O adversário deste domingo (31) é o Athletico-PR, na Arena da Baixada, às 16h (de Brasília), pela 20ª rodada.
O time de Rogério Ceni vem de quatro empates consecutivos, com direito a tomar oito gols nos últimos três jogos. A última vitória do São Paulo no torneio aconteceu há quase um mês, quando o time bateu o Atlético-GO por 2 a 1, fora de casa.
"Não adianta nos acomodarmos em um jogo de Copa. A realidade é que o único Campeonato que tem data certa para acabar e onde precisamos de pontos é o Campeonato Brasileiro. Não interessa se teremos alterações para domingo [contra o Athletico-PR]: nós temos que ter um time competitivo e temos que nos cobrar pelo resultado no domingo. Mesmo sendo fora de casa contra uma equipe boa, nós precisamos somar pontos. Não podemos dormir pensando: 'Ah, ganhamos um jogo de Copa.' Não. Não fizemos mais que a obrigação aqui, ao sairmos com vantagem de um gol. Nós temos que acordar para o Campeonato Brasileiro", destacou Ceni, após a vitória sobre o América-MG.
O treinador citou novamente a dificuldade que sua equipe tem tido para "matar" os duelos e não permitir a reação dos rivais. Recentemente, o time deixou de vencer Fluminense e Goiás após ficar à frente do placar em boa parte dos dois jogos.
Embora a Arena da Baixada seja historicamente um estádio hostil para o São Paulo, o retrospecto recente mostra que o Tricolor tem se saído melhor de uns anos para cá quando viaja até Curitiba para enfrentar o Rubro-Negro paranaense.
A última derrota no local aconteceu em abril de 2018, pela quarta fase da Copa do Brasil. Na ocasião, o São Paulo foi derrotado por 2 a 1 e foi eliminado. No mesmo ano, porém, o time venceu na Arena da Baixada em jogo válido pelo Brasileiro. São três vitórias são-paulinas e um empate desde de 2018.
Questão matemática
"Nós temos que tentar somar mais pontos do que nós temos somado, porque 26 pontos em um turno, vou ser sincero, é muito pouco. Abaixo de 30 pontos, dificilmente você consegue sonhar com vaga direta para a Libertadores. Ficamos quatro pontos abaixo do mínimo que gostaríamos, que era 30 pontos. Até acho que tivemos futebol e possibilidade para somar mais que trinta pontos, mas a realidade é que eles não vieram, e temos que tentar fazer esses pontos no segundo turno", cobrou Rogério.
Outra sequência de quatro empates é lamentada pelo treinador, quando o São Paulo saiu na frente do placar diante Fortaleza, Corinthians, Avaí e Coritiba, mas permitiu o empate nestas ocasiões, deixando pelo caminho oito pontos. Se tivesse vencido estas partidas, o Tricolor estaria em uma situação mais confortável na tabela, em boa situação, inclusive, para disputar o título.
Ceni então deverá ser obrigado a mandar a campo uma equipe mais próxima possível da titular, sem poder poupar muitos jogadores para o jogo da próxima quarta-feira (3), contra o Ceará, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.
Luciano, que saiu durante o segundo tempo diante do América-MG com câimbras, está liberado e deve formar a dupla de ataque com Calleri. A expectativa fica sobre o aproveitamento de Giuliano Galoppo. O argentino estreou contra os mineiros na última quinta-feira (28), e causou boa impressão, quase marcando um gol no final do jogo. O goleiro Felipe Alves, recém-contratado, treinou normalmente e pode ter a chance de fazer sua estreia com a camisa do novo clube.
O Furacão por sua vez tenta se recuperar da derrota para o Botafogo, por 2 a 0, no Brasileirão. No meio da semana, empatou sem gols com o Flamengo no duelo que abriu o mata-mata da Copa do Brasil.
Por conta do desgaste, o técnico Luiz Felipe Scolari deixou claro que vai poupar jogadores. O zagueiro Thiago Heleno e o volante Fernandinho devem ficar de fora. David Terans, suspenso pelo terceiro amarelo, está fora.
FICHA TÉCNICA
ATHLETICO-PR X SÃO PAULO
Competição: Campeonato Brasileiro - 20ª rodada
Data e hora: 31 de julho de 2022 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Rafael Traci (SC)
ATHLETICO-PR: Bento; Pedro Henrique, Matheus Felipe e Nico Hernández; Khellven, Hugo Moura, Léo Cittadini, Erick e Abner; Vitinho e Tomás Cuello. Técnico: Luiz Felipe Scolari
SÃO PAULO: Thiago Couto (Felipe Alves); Diego Costa, Miranda e Léo; Igor Vinicius, Gabriel Neves, Rodrigo Nestor (Nikão), Igor Gomes e Welington; Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.