Topo

OPINIÃO

Rafa Oliveira: Chance do Corinthians é Vítor Pereira conseguir parar o Fla

Colaboração para o UOL, em Aracaju

02/08/2022 15h54

No encontro das duas maiores torcidas do país, Corinthians e Flamengo se enfrentam na noite de hoje (2) às 21h30, na Neo Química Arena, no primeiro jogo das quartas de final da Libertadores. Se o Rubro-Negro vai para o duelo em alta com o impacto da chegada do técnico Dorival Júnior, o Timão de Vítor Pereira também se reforçou na janela de transferências e conta com a força da Fiel torcida para construir um bom resultado em casa.

Na Live da Libertadores, transmitida pelo UOL Esporte nesta terça-feira, os jornalistas Julio Gomes, Mauro Cezar Pereira e Rafael Oliveira debateram o confronto. Na opinião de Rafa, a grande questão da partida será como o técnico corintiano vai armar sua equipe para brecar o ímpeto ofensivo de Pedro, Gabigol e companhia. Para ele, o Flamengo cresceu muito taticamente desde a chegada de Dorival e vai tentar se impor com muita pressão na saída de bola rival.

"A grande curiosidade do jogo é ver qual será o plano tático do Vítor Pereira para enfrentar o Flamengo, que é favorito por conta do desempenho recente, tem jogado bem e conseguido ser capaz se impor com muita regularidade. O Flamengo cresceu muito na pressão pós-perda, tem sufocado o adversário, a pressão começa no campo de ataque quando perde a bola, o time funciona melhor assim, gera menos desgaste físico, morde, pressiona, recupera e continua atacando."

"Houve um crescimento muito grande do Flamengo com o losango no meio de campo, aumenta a capacidade de circulação dos jogadores mais criativos, a liberdade para circular pelo campo faz bem a esses jogadores, como Everton Ribeiro e Arrascaeta, esse é um grande mérito do trabalho de Dorival. Então a história do jogo vai passar pela capacidade do Vítor Pereira de parar esse jogo do Flamengo", analisou Rafa.

Como todo esquema tático, porém, o losango que Dorival Júnior montou no meio de campo do Flamengo também tem suas brechas, como os espaços deixados pelo lado do campo. O colunista do UOL afirmou que a missão de Vítor Pereira é justamente montar uma equipe que saiba explorar as fragilidades rubro-negras.

"Ao jogar com o losango, vocês tem as quatro peças do meio mais centralizadas, com três jogadores na segunda linha, e não quatro, tem mais dificuldade para preencher a largura do campo. Aí está o caminho, times que se defendem em losango permitem o 2 contra 1 pelos lados, com inversões rápidas de jogadas, lateral e ponta. Tende a ser um jogo muito rico em termos táticos", explicou Rafa.

Hora da verdade

Mauro Cezar também destacou a importância do técnico do Corinthians para buscar uma classificação contra o Flamengo. Segundo ele, Vítor Pereira tem se adaptado muito bem às adversidades do elenco corintiano e do futebol brasileiro, mas terá de se provar com na reta final da temporada, com o afunilamento das competições de mata-mata.

"É a hora do trabalho do Vítor Pereira se provar, é um técnico caro, de carreira internacional, ele pode fazer também a diferença. O Flamengo pode ter mais qualidade, está em um momento melhor, mas o Corinthians pode superar o adversário nesses dois jogos, como conseguiu contra o Boca, quando não tinha opção a não ser montar um ferrolho. Agora chegaram reforços, dá para ter mais opções e montar o time de outra maneira", opinou.

"O Vitor Pereira, até contrariando suas convicções de futebol, tem sido muito pragmático, tem se adaptado em muitas situações, está fazendo o que é necessário para o time avançar. Nos dois jogos contra o Boca, em casa e fora, ele se expôs para Palmeiras e Fluminense, tomou duas surras, 4 a 0 e 3 a 0, mas conseguiu o objetivo maior, se classificar na Libertadores, e ainda é vice-líder do Brasileirão", completou Mauro.