Topo

São Paulo

STJD marca julgamento de São Paulo por suposto ato racista contra o Flu

Torcedor são-paulino foi filmado no Morumbi fazendo gesto racista para a torcida do Fluminense - Reprodução/Twitter
Torcedor são-paulino foi filmado no Morumbi fazendo gesto racista para a torcida do Fluminense Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

02/08/2022 16h44

Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai julgar o São Paulo no dia 10 de agosto por conta do episódio em que um torcedor do clube é flagrados no Morumbi supostamente imitando um macaco em direção à torcida do Fluminense. A sessão ficou agendada para começar a partir das 10h (de Brasília).

O episódio ocorreu na 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando as equipes empataram por 2 a 2. Além de estar enquadrado no artigo 243-G* do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o Tricolor paulista também será julgado por atrasar a partida.

*Art. 243-G. Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.

Caso seja condenada, a equipe do Morumbi pode ser multada entre R$ 100 a R$ 100 mil reais. Já o torcedor em questão pode ficar, no mínimo, 720 dias impedido de ver o time nos estádios.

O ato tornou-se de conhecimento público, após um torcedor do Flu publicar o vídeo em sua rede social. A Polícia chegou a registrar boletim de ocorrência e investigou os fatos, acabando por identificar o são-paulino Ricardo Pereira Fernandes. Na ocasião, o São Paulo lamentou a postura do torcedor.

"O Tricolor reafirma que é contra todo tipo de discriminação, repudia qualquer forma de ofensa de cunho racial e se coloca à disposição das autoridades para apurar os fatos e ajudar a identificar o agressor", escreveu o clube em nota.

São Paulo