Amizade entre torcidas de Atlético-MG e Palmeiras marca chegada ao Mineirão
Para quem nunca esteve antes num Atlético-MG x Palmeiras, a chegada ao Mineirão pode até assustar, mas não pelo lado negativo. É o contrário, afinal de contas a amizade entre atleticanos e palmeiras se destaca dentro do futebol brasileiro, marcado por rivalidades e diversos confrontos entre torcidas organizadas. Horas antes do jogo pelas quartas de final da Copa Libertadores, os arredores do Mineirão já estava tomado por torcedores das duas equipes, que confraternizam juntos enquanto aguardavam pelo apito inicial.
A rua do Peixe, tradicional reduto alvinegro quando tem jogo no Mineirão, estava tomada também por palmeirenses. A partida será disputada em Belo Horizonte, mas os torcedores alviverdes caminhavam tranquilamente pelo local. Como é o caso do comerciante Leandro Tavares, de 39 anos, que chegou à capital mineira no início da tarde para acompanhar o Palmeiras.
"A maneira que a torcida do Atlético nos recebe não tem igual no Brasil. Desde que cheguei aqui não tive problemas, um ou outro até olha diferente, mas é muito tranquilo. Posso dizer que a relação entre palmeirenses e atleticanos é algo que algumas torcidas não têm entre elas", disse Tavares ao UOL Esporte.
Antes de a bola rolar palmeirenses e atleticanos conversam bastante sobre futebol, sobre o jogo e faziam projeções. Tudo regado a muita cerveja. Um bom exemplo de como o convívio entre as torcidas do Galo e do Palmeiras é diferente das demais está no uso do Mineirinho. O ginásio que fica ao lado do Gigante da Pampulha normalmente é usado para receber as torcidas visitantes, de uma maneira que a Polícia Militar seja capaz de evitar até mesmo o contato visual com os torcedores do time da casa.
Nesta quarta-feira, o Mineirinho até será utilizado para que os palmeirenses tenham acesso ao Mineirão, através de uma rampa que liga os dois equipamentos. Mas apenas para dar mais comodidade aos palmeirenses, que podem circular livremente entre os atleticanos.
Independentemente do resultado desta noite, 2,2 mil atleticanos vão estar em São Paulo na semana que vem, para o jogo da volta, no Allianz Parque. Assim como aconteceu no Mineirão, certamente o entorno do estádio palmeirense será tomado pelas duas torcidas e com muita paz.
"É uma relação que já vem há muitos anos, construídas pelas torcidas organizadas. Acho isso importante demais, já fui em jogos em São Paulo e é a mesma coisa", disse o atleticano Leandro Alves, ao UOL, após tirar uma foto com os amigos palmeirenses.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.