Atlético-MG e Palmeiras invertem papéis na Libertadores após semi de 2021
Atlético-MG e Palmeiras se encontram pelo segundo ano consecutivo na Copa Libertadores. Adversários na semifinal da edição passada, dois dos principais clubes do país se enfrentam desta vez pelas quartas de final, na noite de hoje (3), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão. Mas os papéis dos clubes se inverteram em comparação ao ano passado, quando o Alvinegro chegou como líder do Brasileirão e o Alviverde dependia do sucesso no torneio continental para salvar a temporada.
Então líder do Brasileirão, o Galo tentava o que seria uma temporada perfeita, com os títulos do Mineiro, do Nacional, da Copa do Brasil e da Libertadores. Faltou apenas a competição continental, que foi justamente conquistada pelo Palmeiras. Após os empates em 0 a 0, no Allianz Parque, e 1 a 1, no Mineirão, o clube paulista avançou à decisão diante do Flamengo, em Montevidéu (URU).
Nos confrontos que aconteceram no fim de setembro de 2021, o Palmeiras chegou com o técnico Abel Ferreira pressionado no cargo. Eliminado precocemente na Copa do Brasil pelo CRB, de Alagoas, e já distante do Galo na disputa pelo título do Brasileirão — estava oito pontos atrás —, o treinador português era bastante cobrado por parte da torcida. Mas tudo mudou depois da noite de 29 de setembro.
O Alviverde avançou na Libertadores e conquistou o tri, sendo o bicampeonato em sequência, no fim de novembro. O fato de não brigar pelos títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro ficou em segundo plano, afinal, a América era mais uma vez verde, colocando Abel Ferreira na lista dos maiores da história do clube paulista.
Já em 2022, o cenário mudou completamente. O Atlético chegou como favorito aos principais títulos, mas o desempenho ruim dentro de campo não justificou a expectativa criada em torno do clube mineiro. Tanto que o Galo já foi eliminado na Copa do Brasil, permitiu ao Palmeiras abrir dez pontos de vantagem no Brasileiro, e demitiu do técnico Turco Mohamed.
Diferentemente de Abel Ferreira, o treinador argentino não resistiu a enorme pressão e caiu, apesar de ter 69% de aproveitamento na temporada e apenas cinco derrotas. Cuca foi chamado de volta para tentar salvar a temporada alvinegra e conquistar a taça faltou em 2021.
"Temos a obrigação de lutar com eles e passar para a próxima fase de Libertadores. É o nosso sonho, da torcida, da diretoria, dos jogadores e meu, principalmente. Não ganhei ainda a Libertadores. Todo mundo sabe a responsabilidade desse jogo. Não importa que estejamos longe do Brasileirão. A gente sabe que nossa responsabilidade é passar", comentou o zagueiro Junior Alonso, que, no ano passado, era o capitão do Atlético, mas que em 2022 perdeu a braçadeira para Hulk.
Decisivo em 2021, o critério do gol marcado fora de casa não vale nesta edição da Copa Libertadores. Atlético e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira em Belo Horizonte e em São Paulo na próxima semana. Em caso de nova igualde, a decisão será na disputa de pênaltis.
FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-MG x PALMEIRAS
Motivo: Jogo de ida das quartas de final da Libertadores
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 3 de agosto de 2022 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Thiago Juan Lara (CHI)
ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Dodô (Rubens); Otávio, Jair e Nacho Fernández; Vargas (Zaracho), Keno e Hulk. Técnico: Cuca
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murillo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Dudu e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.