Topo

São Paulo

"É um privilégio trabalhar no São Paulo", diz Rui Costa, executivo do clube

Rui Costa, novo executivo de futebol do São Paulo - Bruno Cantini/Atlético-MG
Rui Costa, novo executivo de futebol do São Paulo Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Do UOL, em São Paulo

03/08/2022 14h23

Rui Costa acumula passagens por outras equipes brasileiras, como Atlético-MG, Athletico-PR, Chapecoense e Grêmio. Hoje no São Paulo, como diretor-executivo, ele falou sobre como está sendo a sua experiência. "É um privilégio trabalhar no São Paulo. É importante entender o tamanho da instituição em que você trabalha, o peso da camisa e a expectativa da torcida", disse em entrevista ao podcast 'Brasil Futebol Expo 2022'.

Em relação aos rumos do time do Morumbi, o executivo comentou sobre como é o processo de tomada de decisão. "Na diretoria de futebol, junto com Carlos Belmonte (diretor de futebol), Muricy Ramalho (coordenador de futebol) e Julio Casares (presidente), temos uma ideia muito clara sobre o que é o melhor para o clube, e é isso que pauta as nossas ações. No elenco atual, optamos por mesclar atletas jovens e experientes, para ter um time equilibrado, com perfil vencedor", afirmou.

Rui defende que o futebol deve trabalhar em harmonia com a gestão, algo que transcende as quatro linhas. "Administrar não é contratar atleta e mandar embora, para ganhar a qualquer preço e endividar os clubes. A maioria das equipes possuem problemas financeiros seríssimos, que são consequência de anos praticando essa filosofia irresponsável", apontou o gestor.

Na sua concepção, os clubes devem ter responsabilidade financeira, enquanto buscam novas conquistas. "Mas é preciso implantar processos, apostar em atletas jovens e experientes bem como pensar no futuro da instituição", concluiu o dirigente.

Ainda nesta semana, mais especificamente após a partida contra o Ceará que acontece nesta noite, conforme o UOL Esporte trouxe, o São Paulo deve anunciar mais dois reforços para a reta final da temporada: o atacante Nahuel Bustos e o zagueiro Nahuel Ferraresi. Os jogadores pertencem ao City Football Group, e foram acordados entre a equipe do Morumbi e a franquia para se juntarem ao elenco de Rogério Ceni por empréstimo.

São Paulo