Topo

OPINIÃO

Forte em casa, o São Paulo vai apostar tudo na copas, diz Perecini

Colaboração para o UOL, em Aracaju

03/08/2022 22h50

O São Paulo largou na frente do Ceará na Copa Sul-Americana. Nesta quarta (3), diante de mais de 52 mil torcedores no Morumbi, o Tricolor venceu por 1 a 0 com um golaço de Nikão e abriu vantagem no primeiro jogo das quartas de final. O resultado poderia ser melhor, mas Calleri perdeu um pênalti sofrido por ele mesmo na etapa final. Os dois times se reencontram na quarta (10) que vem, no Castelão, para decidir a vaga na semifinal.

Na Live do São Paulo, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan, Gabriel Perecini e Menon criticaram o desempenho da equipe, mas destacaram a importância do gol salvador de Nikão. Segundo Perecini, mesmo jogando abaixo do que esperado pela torcida, que chegou a perder a paciência em alguns momentos do jogo, o time de Rogério Ceni tem sido mortal nos mata-matas em casa e deve apostar tudo nas copas em 2022.

"Vimos um São Paulo das copas. São 9 jogos de mata-mata em casa, 9 vitórias, com 20 gols marcados e 4 sofridos. Nesse ano, o São Paulo já pegou o Palmeiras duas vezes, assim como Manaus e São Bernardo, já jogou bem, jogou mal, já evoluiu, teve jogo travado, mas venceu todas. Nas noites de copa o São Paulo dá algo a mais, se entrega muito fisicamente. Aos poucos me parece que o São Paulo vai sendo empurrado para as copas."

"Contra o América-MG tem a vantagem na Copa do Brasil, contra o Ceará tem a vantagem na Sul-Americana, enquanto tenta se recuperar no Brasileiro. O São Paulo vai para o tudo ou nada, tentar ir para a Libertadores vencendo uma copa, ou então vai depender de uma arrancada no Brasileiro, dependendo de rivais para abrir vagas extras na Libertadores, mas a força que tem mostrado como mandante em noite de copa marca a temporada do São Paulo até aqui. Em todos os jogos consegue a vitória", analisou Perecini.

'1 a 0 foi goleada'

Apesar de reconhecer a importância da vitória pelo placar mínimo em busca da classificação, Menon criticou bastante o desempenho do São Paulo contra o Ceará, principalmente a capacidade criativa do setor de meio de campo. Segundo ele, o resultado de 1 a 0 foi uma "goleada" para o Tricolor.

"Foi uma goleada para o São Paulo, que jogou muito mal, foi um ótimo resultado em uma partida ruim. Isso ficou claro para mim nos últimos jogos: o São Paulo é um time ruim. E que tem que aprender a bater pênalti."

"A torcida lotou o Morumbi, empurrou o time, mais de 50 mil pessoas, um time descansado, porque poupou contra o Furação, o Ceará se fechou e o São Paulo não conseguiu furar o ônibus. O São Paulo tem jogadores de meio de campo sem criatividade nenhuma, não resulta em nada. Sobram as jogadas pelos lados do campo, onde é forte mas não tem clareza, vai muito mais na força do que no jeito", criticou o Menon.

A próxima edição da Live do São Paulo será no sábado (6), logo após a partida contra o Flamengo, pelo Brasileirão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.