Topo

Libertadores - 2022

Zagueiro do Atlético-MG tem nova chance após choro e drama contra Palmeiras

Nathan Silva disputa bola com Gabriel Veron durante Atlético-MG e Palmeiras, em 2021 - AFP
Nathan Silva disputa bola com Gabriel Veron durante Atlético-MG e Palmeiras, em 2021 Imagem: AFP

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

03/08/2022 04h00

O Atlético-MG vencia o Palmeiras por 1 a 0, no Mineirão, e estava próximo de chegar pela segunda vez à final da Copa Libertadores, até que, aos 22 minutos da etapa final, o zagueiro Nathan Silva falhou. O defensor errou feio na frente de Gabriel Veron, que ficou livre com a bola para invadir a área e tocar para Dudu empatar a partida, o gol que levou o Palmeiras à decisão do torneio continental e eliminou o Atlético.

A noite de 29 de setembro de 2021 ficou marcada para atleticanos e palmeirenses, mas especialmente para Nathan Silva, que, a partir desta quarta-feira (3), vai ter uma nova chance diante do clube paulista.

Galo e Alviverde se enfrentam nesta noite, às 21h30 (de Brasília), pela ida das quartas de final da competição continental, e Nathan Silva estará em campo mais uma vez. No mesmo estádio, contra o mesmo adversário e pela mesma competição que teve o pior momento como jogador do Atlético

Após a eliminação na semifinal da Libertadores do ano passado, o camisa 40 chegou bastante abatido ao vestiário do Mineirão.

Naturalmente o clima era de tristeza, visto que o Galo chegou como favorito para o duelo com o Palmeiras, mas não conseguiu passar de fase. Nathan Silva era visivelmente o mais abalado entre todos os jogadores, o zagueiro chorava bastante e carregava o sentimento de culpa pela eliminação. Ele foi consolado por todos os companheiros e após aquele choro foi feito um pacto pela conquista do Brasileirão e da Copa do Brasil — algo que foi alcançado posteriormente.

As lágrimas de Nathan comoveram os jogadores mais experientes, como o atacante Hulk, que perdeu um pênalti no jogo de ida, em São Paulo, e aproveitou o momento para pedir desculpas aos companheiros. A tristeza de Nathan e o pedido de desculpas de Hulk foi seguido por um discurso motivador do zagueiro Réver, que, apesar de reserva, é o primeiro capitão do Atlético. As palavras do experiente defensor e o acordo interno do grupo surtiram efeito, pois os dois títulos das principais competições nacionais ficaram em Belo Horizonte com o Galo.

Mas Nathan ainda carrega o fardo pelo erro na semifinal da Libertadores do ano passado. Bastou uma queda de rendimento do Atlético nesta temporada para que a falha do ano passado fosse lembrada por muitos torcedores. O zagueiro atleticano jamais vai conseguir apagar o que aconteceu na noite de 29 de setembro de 2021, mas em agosto de 2022 tem a chance de escrever uma nova história.

Confiança de Cuca

Nathan Silva começou a temporada 2021 emprestado ao Atlético-GO e só retornou após pedido de Cuca, que identificou no zagueiro um companheiro ideal para Junior Alonso. A escolha deu certo e o Galo teve a defesa menos vazada da edição passada do Brasileirão. Após o erro na Libertadores, Nathan Silva seguiu intocável como titular.

E assim Cuca fez tão logo que retornou à Cidade do Galo. Alvo de críticas, Nathan Silva foi reservas nas últimas partidas sob o comando de Turco Mohamed. A condição de titular voltou com chegada de Cuca, que vê em Nathan Silva um jogador capaz de ser convocado pela seleção brasileira.

"Esse menino ajustou o nosso sistema defensivo. É um jogador que futuramente será nível seleção brasileira. Ele tem todos os requisitos, força, velocidade, cabeceio, saída de jogo. Então, ele não pode se abater porque tivemos um erro. Não foi ele, fomos nós. Como nós perdemos o pênalti. Não foi o Hulk. É um grupo, é uma família que estamos criando. Na hora de uma dor dessa vamos dividir. Só assim que vamos seguir firmes no nosso caminho", disse Cuca à época.

FICHA TÉCNICA:

ATLÉTICO-MG x PALMEIRAS

Motivo: Jogo de ida das quartas de final da Libertadores
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 3 de agosto de 2022 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Thiago Juan Lara (CHI)

ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Dodô (Rubens); Otávio, Jair e Nacho Fernández; Vargas (Zaracho), Keno e Hulk. Técnico: Cuca

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murillo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Dudu e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira