O Palmeiras de Abel Ferreira deu na noite de ontem (3) mais uma prova de sua força, especialmente mental. Mesmo apresentando um desempenho inferior ao Atlético-MG de Cuca, o time alviverde conseguiu reagir após estar perdendo por 2 a 0, empatou a partida e levou uma boa vantagem para decidir a vaga no Allianz Parque —o duelo de volta das quartas de final da Copa Libertadores acontece na próxima quarta-feira, dia 10.
Alguns números do Palmeiras de Abel Ferreira impressionam. Com a igualdade conquistada no Mineirão, o Alviverde ampliou o seu recorde e chegou a 20 jogos de invencibilidade como visitante na competição continental. Outro dado: desde a chegada do técnico português, em outubro de 2020, o time não sabe o que é perder fora de casa na Libertadores.
Além disso, segundo a coluna do Rodolfo Rodrigues, o Palmeiras ampliou outra série invicta: 17 jogos sem perder (8 na edição de 2021 e 9 nesta edição de 2022), aproximando-se, inclusive, do recorde do Galo, de 18 jogos sem derrotas, o maior na história da Libertadores.
A grande fase do time de Abel Ferreira fez o UOL Esporte convocar os colunistas para debatem o seguinte tema: o Palmeiras é o time mais cascudo da América do Sul? Confira as opiniões dos jornalistas, que praticamente foram unânimes nas respostas.
Sim. Para se manter na ponta do continente, como escrevi na coluna de ontem, um time precisa ser exatamente isso: cascudo. O Palmeiras consegue resultados mesmo quando não joga bem, segura a onda sob pressão e a devolve para o adversário. Por isso é bicampeão da América.
ALICIA KLEIN
Sem dúvida. Muitas léguas à frente dos concorrentes na América do Sul em termos de força mental. Nunca se desmancha, sempre compete forte. As conquistas e reações como a de ontem engrossam ainda mais essa "casca".
ANDRÉ ROCHA
Sim, porque vende a derrota difícil mesmo quando joga mal. É impressionante a frieza de um time de não se desesperar quando nada dá certo e o adversário do poderio do Galo tem 2 a 0 com 60 mil torcedores a seu favor.
DANILO LAVIERI
O Palmeiras é o nosso Real Madrid. Absolutamente seguro de si.
JUCA KFOURI
É. Palmeiras de Abel Ferreira, além de ser bem montado em campo, é forte mentalmente. Não é imbatível, ninguém é, mas para vencer essa equipe é preciso muita concentração. E parece que na Libertadores essa força multiplica por três.
MARCEL RIZZO
Sim. Falhou contra o São Paulo na Copa do Brasil, quando teve um erro tático e recuou cedo demais, apostando no contra-ataque. mas foi a exceção.
MENON
Sim. O Palmeiras inaugura o conceito de articulação de forças que eu tô chamando de força total ou de força bruta, como no teatro. É a combinação de força mental, emocional, tática, técnica, estratégica e física. Arrebata e impressiona.
MILLY LACOMBE
Sim, o Palmeiras de hoje é chato, cascudo, "argentino"? Lembra muito o Boca do início dos anos 2000. Conseguiu uma "goleada" em BH e dificilmente perderá a vaga em casa.
MILTON NEVES
É, sim. Criou essa casca mantendo uma base rodada e vencedora. Difícil ser mais cascudo do que um bicampeão da Libertadores.
PERRONE
Sim. Com as devidas proporções, o Palmeiras é cada vez mais o Real Madrid da América do Sul. A atuação de ontem dos comandados de Abel Ferreira lembrou muito as exibições do campeão europeu na reta final da última Champions. Tal qual o Real, o Palmeiras é um time que se recusa a perder, independente da bola que esteja jogando.
RAFAEL REIS
Palmeiras é o time mais pronto do continente. Joga junto há três temporadas. Naturalmente é o mais consistente. O que não quer dizer, necessariamente, que ainda é O melhor. Mas está entre os melhores e, com certeza, o mais difícil de ser batido.
RENATO MAURÍCIO PRADO
O Palmeiras é de longe o time mais cascudo e copeiro da América do Sul. Há 3 anos aliás. Nenhum time ficou 20 jogos derrota fora de casa na história da competição. Pode não ter o futebol mais bonito, mas é indiscutivelmente o mais eficiente.
RODOLFO RODRIGUES
Sim. Consegue passar por diferentes situações em um jogo de futebol e sai vivo sempre. Muita confiança na proposta de futebol que tem.
RODRIGO COUTINHO
Sim, o Palmeiras é o time mais seguro do que fazer em campo independentemente da circunstância. É resultado de treino e repetição, além de seguidos jogos duros, tudo com o mesmo treinador.
RODRIGO MATTOS
Sim. Dentro ou fora de casa, jogando bem, mal ou pessimamente, contra rival forte ou contra a baba do boi, o Palmeiras não perde o foco, a estrutura e a confiança no seu futebol.
VITOR GUEDES
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.