Cruzeiro vence Tombense, segue 100% no Mineirão e abre 16 pontos sobre o 5º
![Bruno Rodrigues, do Cruzeiro, comemora seu gol durante partida contra o Tombense na Série B - Fernando Moreno/AGIF](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/ec/2022/08/06/bruno-rodrigues-do-cruzeiro-comemora-seu-gol-durante-partida-contra-o-tombense-na-serie-b-1659828668831_v2_900x506.jpg)
Quando o Cruzeiro joga no Mineirão pela Série B do Campeonato Brasileiro, nesta temporada, é certeza de vitória. Empurrado 42 mil torcedores, o time estrelado fez mais uma vítima no Gigante da Pampulha e chegou a 11 triunfos em 11 partidas como mandante. Com gols de Bruno Rodrigues e Daniel Júnior, a Raposa bateu o Tombense por 2 a 0, e caminha com muita tranquilidade para retornar à elite do futebol nacional.
São 49 pontos conquistados pelo Cruzeiro, nove a mais do que Bahia e Grêmio, que dividem a segunda colocação, e 16 a mais do que o Londrina, que está na 5ª posição e é o primeiro time fora da zona do acesso. Portanto, mesmo que a equipe paranaense emende uma sequência de vitórias e vença nas próximas cinco rodadas, ainda assim a Raposa não vai deixar o G4 caso não conquiste um ponto sequer.
O Cruzeiro vai entrar em campo mais 16 vezes, mas precisa vencer apenas cinco jogos para chegar aos 64 pontos, que é uma pontuação bastante segura quando se fala em acesso. Mas com tamanha vantagem sobre os demais clubes que também estão no G4 e com uma campanha imbatível dentro do Mineirão, a equipe celeste não só se aproxima do acesso, também do título da Série B.
Quem foi bem: Daniel Júnior
O jovem meia do Cruzeiro foi um dos destaques no triunfo sobre o Tombense. O camisa 48 participou bastante do jogo, que foi praticamente ataque contra a defesa. Daniel deixou o jogo com um gol e uma assistência.
Quem foi mal: David
O Tombense não fazia um grande jogo, mas também não havia cedido chances claras de gol ao Cruzeiro. A equipe do interior segurava a pressão celeste até que David errou uma saída de bola, após um tiro de meta, em lance que originou o primeiro gol da noite. O erro de David custou caro, já que o Tombense deu mais espaço para o Cruzeiro, mas não teve força para atacar.
O jogo do Cruzeiro: pressão constante
Um das características do Cruzeiro de Paulo Pezzolano é a pressão constante, afinal a Raposa não deixa deixa de atacar e para isso pressiona bastante os adversários para retomar a posse de bola. Não foi diferente diante do Tombense, que se atrapalhou em algumas saídas de bola por causa da pressão feita pelos atacantes cruzeirenses. Inclusive, foi assim que começou o lance do primeiro gol.
Edu fora por desgaste
Artilheiro do Cruzeiro na temporada, com 16 gols marcados, o atacante Edu ficou no banco de reservas diante do Tombense. De acordo com o técnico Paulo Pezzolano, em entrevista ao Premiere, antes da partida, o motivo de tirar o camisa 99 da equipe foi o desgaste físico, e não o jejum de dez partidas sem gols. Segundo o treinador cruzeirense, Edu tem sofrido com a sequência de jogos.
Vantagem sobre G4
Pela matemática o acesso ainda não está garantido, mas pela vantagem que construiu em 22 rodadas, o Cruzeiro só não estará na Série A em 2023 se a partir de agora tiver aproveitamento semelhante ao do Náutico, que é o lanterna da competição. São 16 pontos a mais do que o Londrina, o primeiro time fora da zona do acesso. Com mais 48 pontos em disputa, a Raposa precisa conquistar apenas 15 para chegar a 64 e atingir uma marca que apenas uma vez não garantiu o acesso.
Pode ficar maior
A vantagem do Cruzeiro sobre o Londrina pode ficar maior, já que na próxima rodada a Raposa viaja até o Paraná para enfrentar o 5º colocado. A partida está marcada para terça-feira, no Estádio do Café. No primeiro turno a Raposa venceu por 1 a 0, com gol de Luvanor. Também na terça, o Tombense joga contra o Vila Nova, em Muriaé.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2 X 0 TOMBENSE
Motivo: 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 06 de agosto de 2022, às 19h (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Cristian Passos Sorence (GO)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (Fifa/SP)
Cartões amarelos: Chay (CRU); Keké e Zé Ricardo (TOM)
Gols: Bruno Rodrigues aos 3 e Daniel Júnior aos 24 minutos do segundo tempo
CRUZEIRO: Rafael Cabral, Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock; Bidu, Neto Moura (Pablo Siles, aos 39' do 2º), Machado, Chay (Pedro Castro, aos 25' do 2º) e Daniel Júnior (Edu, aos 29' do 2º); Bruno Rodrigues e Luvanor (Rodolfo, aos 39' do 2º). Técnico: Paulo Pezzolano.
TOMBENSE: Felipe Garcia; David (Diego Ferreira, aos 28' do 2º), Joseph, Roger e Manoel; Rodrigo, Jean Lucas, Zé Ricardo (Renatinho, aos 19' do 2º); Keké (Ciel, no intervalo), Everton (Matheus Frizzo, aos 19' do 2º) e Bruno Mota (Kleiton, aos 39' do 2º). Técnico: Bruno Pivetti.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.