Topo

São Paulo

SPFC anuncia parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol

Do UOL, em São Paulo

11/08/2022 13h23

O São Paulo divulgou em seu site oficial, nesta quinta-feira (11), a firmação de uma parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, projeto que luta contra o racismo no futebol brasileiro. Em nota, o Tricolor declarou que o objetivo é combater a discriminação racial baseando-se na educação, conscientização e correção.

O anúncio acontece um dia após o clube ser absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), após ser acusado por atos racistas em partida contra o Fluminense, no Campeonato Brasileiro. Na ocasião, um torcedor do Tricolor carioca divulgou um vídeo em que um são-paulino estaria imitando um macaco em direção à torcida do Flu.

Dentre algumas ações previstas estão a criação de uma cartilha antidiscriminatória, palestras e campanhas contra o racismo no próprio Morumbi. Marcelo Carvalho, diretor executivo do Observatório, acredita que a parceria é importante não só para o combate contra a discriminação racial no futebol, mas fora dele também.

"É importante que os clubes tenham a consciência do poder de influência que possuem na sociedade e, com isso, passem a combater esses problemas não só dentro das quatro linhas", disse Marcelo.

Além do São Paulo, outros clubes da série A se uniram ao projeto, como o Santos, em maio deste ano, e o próprio Fluminense no último sábado (6). Em 2020, o Tricolor anunciou o Diamantinho, mascote criado para homenagear Leônidas da Silva, o Diamante Negro, e trazer maior representatividade à instituição.

Para o presidente da equipe do Morumbi, "um clube do tamanho do São Paulo tem um grande potencial de transformação na sociedade. Justamente por isso, nos esforçamos para ampliar e fortalecer nossas ações de combate ao racismo".

São Paulo