Felipão é o 1° técnico com 6 semis de Libertadores e reafirma que vai parar
Luiz Felipe Scolari voltou a escrever o seu nome na história do futebol mundial nesta noite, após a vitória heroica do Athletico-PR por 1 a 0 sobre o Estudiantes, em jogo válido pelas quartas de final da Libertadores ocorrido na noite de ontem em La Plata.
Aos 73 anos, o gaúcho tornou-se o primeiro técnico da história a alcançar seis vezes a semifinal da principal competição de clubes da América do Sul.
Na atual edição do torneio continental, Felipão e seus comandados do Athletico terão pela frente justamente o Palmeiras, clube em que o treinador é ídolo. Quem vencer na soma dos dois jogos vai para a final e encara o ganhador de Flamengo e Vélez Sarsfield.
A primeira semifinal de Felipão na Libertadores aconteceu em 1995, quando ele dirigia o Grêmio. Na ocasião, o clube de Porto Alegre superou o Emelec e, depois, acabou campeão ao derrotar o Atlético Nacional.
No ano seguinte, também com a equipe gaúcha, o técnico até chegou entre os quatro melhores, mas foi eliminado para o América de Cali.
Em 1999, já comandando o Palmeiras, Felipão tornou-se campeão novamente: na semi, bateu o River Plate e, na final, venceu nos pênaltis o Deportivo Cali.
Com o gaúcho no banco de reservas, o bicampeonato dos paulistas quase veio em 2000. Depois de superar o Corinthians, o Palmeiras caiu, nas penalidades, para o Boca Juniors e acabou com o vice.
A 5ª semifinal de Felipão na competição aconteceu quase duas décadas depois, em 2018 — também comandando o seu futuro adversário —, mas o time de Buenos Aires entrou em cena novamente e avançou à final.
Agora, Felipão fará um duelo particular com Abel Ferreira em busca da grande decisão da Libertadores — as datas do duelo ainda não foram definidas.
"Foi uma das vitórias mais emblemáticas de toda minha carreira. Fico muito feliz e contente. Terminar como terminamos é muito bom", falou ele na entrevista coletiva após a partida em La Plata.
Fim da carreira como técnico em 2023?
Na entrevista coletiva após a partida contra o Estudiantes, Felipão sinalizou que pretende se aposentar da carreira de treinador ao fim do ano.
Para o técnico, há "95% de chances" de ele virar, de vez, diretor técnico do Athletico e liberar o cargo para algum membro da atual comissão.
"Eu não sei como que é uma nova função, todo dia vejo conversas, discuto e pergunto algumas coisas. São coisas que tenho que aprender. Dificilmente eu vou continuar [como técnico] porque acho que, se eu conseguir mais algum título com esse grupo — e nós vamos conseguir —, está na hora de terminar [a carreira] também porque a família também já está pedindo", iniciou.
"Acho que, com os 74 anos que completo no fim do ano, isso já deixa a gente cansado demais naquele banco brigando e falando com esse pessoal. Acredito eu que há 95% [de chance de parar]. Termino no fim do ano e a gente coloca alguém da nossa comissão como técnico", finalizou Felipão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.