Topo

São Paulo

São Paulo prioriza mata-mata, mas não terá força máxima na Copa do Brasil

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

12/08/2022 04h00

Passada a euforia pela classificação à semifinal da Copa Sul-Americana, o São Paulo agora foca suas atenções para o planejamento do restante da temporada. Com a chegada dos últimos reforços e a necessidade de voltar a vencer no Campeonato Brasileiro, mais os torneios eliminatórios, Rogério Ceni precisará dosar quais jogadores escalar em cada competição.

Ceni não escondeu que seu objetivo no ano era conseguir a classificação para a Libertadores do ano que vem através do Brasileirão. Para isso, precisa ficar ao menos entre os seis primeiros colocados. Hoje, está na 11ª colocação, mais próximo da zona de rebaixamento do que do G6 (grupo que garante vaga na Pré-Libertadores).

Os avanços na Sul-Americana e na Copa do Brasil (onde o time ainda disputa o jogo de volta contra o América-MG), fizeram com que o treinador passasse a priorizar os torneios eliminatórios.

"Chegou um momento em que tivemos que repetir muitos jogadores. E as lesões de tornozelo, lesões por trauma, se tornaram lesões musculares pela repetição de muitos jogadores", afirmou o técnico são-paulino recentemente, justificando o uso do time titular nas Copas em detrimento do Brasileiro.

Para qualificar o elenco e dar mais opções a Ceni, a diretoria acertou as contratações do goleiro Felipe Alves, do meia Giuliano Galoppo e dos atacantes Marcos Guilherme e Nahuel Bustos. E ainda trabalha para fechar com o zagueiro Nahuel Ferraresi. Mas nem todo mundo pode atuar em todas as competições.

Dos jogadores contratados nesta janela de transferências, o único que está liberado e inclusive já jogou na Copa do Brasil, Brasileiro e Sul-Americana é Galoppo, que chegou a tempo de ser inscrito em todos os torneios.

Marcos Guilherme pode jogar no Brasileiro e na Sul-Americana, mas tem atuação vetada na Copa do Brasil por já ter atuado pelo Santos na atual edição. Felipe Alves e Bustos poderão atuar na semifinal da Sul-Americana e no Campeonato Brasileiro. Mas como chegaram ao São Paulo depois do fim das inscrições do mata-mata nacional, não poderão jogar nesta reta final da competição.

Um alívio para Ceni está na volta de jogadores que estavam lesionados. Depois de ter os retornos de Miranda, Nikão, Patrick, Andrés Colorado e Reinaldo, Alisson foi liberado e, inclusive, foi relacionado para o jogo com o Ceará.

A esperança no São Paulo é que Jandrei volte a tempo de ser titular contra o América-MG, dia 18, pela Copa do Brasil, já que Felipe Alves não pode jogar o torneio. Se não puder contar com Jandrei, Thiago Couto deverá ser o titular diante do Coelho. Os únicos problemas então seriam Luan, que ainda não completou toda a transição para o campo, além de Arboleda e Caio, que precisaram passar por cirurgia, e só voltam no ano que vem.

O São Paulo retorna a campo no domingo (14), às 16h, no Morumbi, para enfrentar o Red Bull Bragantino, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

São Paulo