Botafogo desafia o Atlético-GO contra rendimento ruim e a queda de público
O início da era SAF animou a torcida do Botafogo, que aumentou o número de sócios do clube e elevou a média de público no Nilton Santos. No entanto, a campanha instável no Campeonato Brasileiro, com um desempenho ruim tanto em casa como contra times da parte baixa da tabela, afastou o torcedor. Por isso, o confronto de hoje (13), às 21h, contra o Atlético-GO, pela 22ª rodada, será um grande teste para o Glorioso em seus domínios.
Em três (Corinthians, Juventude e Goiás) das primeiras quatro partidas em casa, o Alvinegro levou mais de 30 mil pessoas ao Nilton Santos, mantendo uma média muito acima do que alcançou em 2017 e 2019, quando bateu 12.600 torcedores. Os bons números resultavam na quarta melhor média da Série A.
No entanto, os números despencaram nas últimas três rodadas, quando o clube não colocou sequer nove mil pagantes nos confrontos contra Athletico-PR e Atlético-PR, melhorando apenas no embate diante diante do Ceará, com 22 mil presentes no Engenhão. Com isso, a média caiu para 22.556 e deixou o Bota apenas na 10º posição neste quesito no Brasileiro.
Aproveitamento ruim
Um dos fatores que ajuda a explicar a menor presença da torcida é a o rendimento do time. Ainda sem embalar uma boa série de vitórias, o Alvinegro ocupa o 12º lugar na tabela, com 25 pontos, quatro a mais o Fortaleza, primeira equipe do Z-4, e cinco à frente do Dragão, adversário de hoje e penúltimo colocado.
A instabilidade fica mais evidente nos duelos que o Bota fez contra quem está abaixo na tabela. O Glorioso venceu apenas dois dos nove jogos que fez contra esses clubes, somando nove de 27 pontos possíveis. Ou seja, o aproveitamento é de apenas 33,3%. Diante das equipes que estão acima, o rendimento sobe para 44,4% (16 pontos de 36 possíveis).
O Botafogo venceu apenas o Ceará e o Fortaleza no primeiro turno, ambos por 3 a 1. Empatou diante do Atlético-GO, Juventude e, já no returno, contra o Ceará, todos por 1 a 1. Já as quatro derrotas aconteceram contra Coritiba (1 a 0), Goiás (2 a 1), Avaí (1 a 0) e Cuiabá (2 a 0).
Ex no gol
Ronaldo, goleiro que era o titular do time goiano, se machucou na partida de ida contra o Nacional-URU pela Sul-Americana e não defenderá mais o Dragão na temporada. Com isso, Renan, revelado pelo Botafogo, assumiu a titularidade do Rubro-Negro.
Porém, o Atlético ainda espera conseguir o empréstimo de outro goleiro revelado e que ainda joga pelo Badversário de hoje. Diego Loureiro não atua desde a falha no empate contra o próprio Dragão no primeiro turno e está sem espaço no plantel alvinegro. A expectativa é que ele dispute a posição com Renan, que defendeu o clube de General Severiano até 2016.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X ATLÉTICO-GO
Competição: Campeonato Brasileiro Série A
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia e hora: 13 de agosto de 2022, sábado, às 21h
Árbitra: Edina Alves Batista (FIFA/SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (FIFA/SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA/SP)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Saravia, Philipe Sampaio, Cuesta e Marçal (Hugo); Tchê Tchê, Patrick de Paula e Eduardo; Luis Henrique (Lucas Piazon), Jeffinho e Erison. Técnico: Luís Castro.
ATLÉTICO-GO: Renan; Dudu, Wanderson, Lucas Gazal e Jefferson; Willian Maranhão, Marlon Freitas e Jorginho; Airton, Wellington Rato (Ricardinho) e Peglow. Técnico: Jorginho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.