CBF divulga áudios do VAR em lances polêmicos de Fluminense x Fortaleza
A CBF divulgou nesta quinta-feira (18), os áudios do VAR durante a partida entre Fluminense e Fortaleza, válida pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, na noite de ontem (17). O confronto ficou marcado por polêmicas nos dois gols do time carioca, que resultaram no placar final de 2 a 2 na classificação da equipe para as semifinais.
Durante o segundo tempo, Matheus Martins foi derrubado por Britez, e Wilton Pereira Sampaio, árbitro da partida, marcou falta a favor do Fluminense. Após análise, o árbitro de vídeo, Pablo Ramon Pinheiro, indicou que o lance ocorreu dentro da área, originando um pênalti. Na cobrança, Paulo Henrique Ganso deslocou Fernando Miguel e fez o primeiro do Flu no jogo.
Veja a conversa entre Wilton Pereira Sampaio e Pablo Ramon Pinheiro a respeito do lance:
Assistente do VAR: Wilton, aguarde. Checando se foi dentro ou fora [da área].
VAR: Wilton, revisão factual. A falta acontece sobre a linha, dentro da área. Penal, ok?!
Wilton Pereira Sampaio: A falta foi clara, né?!
VAR: Falta claríssima.
De acordo com as normas do VAR, o árbitro só deve ser chamado ao vídeo em caso de dúvidas quanto à marcação da penalidade máxima. Em casos como este da partida entre Fluminense e Fortaleza, onde a revisão acontece apenas para confirmar o local da infração, o próprio árbitro de vídeo pode comunicar o juiz de campo a respeito da decisão.
Minutos mais tarde, Germán Cano recebeu cruzamento de Arias e completou para o gol, fazendo o segundo do Flu. Dessa vez, a reclamação do Fortaleza veio por conta da posição do atacante argentino. Na checagem, o VAR confirmou o tento. Veja:
VAR: Aí claramente legal [passe recebido por Arias antes do cruzamento]. Vai ser preciso fazer linha e ver o ponto de contato com a bola [momento do cruzamento para Cano marcar].
Assistente do VAR: Wilton, temos duas situações: a primeira está ok. Estamos checando a segunda posição de impedimento, aguarde [...] Lance ajustado.
VAR: Pode confirmar. Posição legal. Wilton, gol checado e confirmado. As duas posições são legais.
Após o jogo, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, fez duras críticas à arbitragem durante os dois confrontos entre as equipes.
"Venho passar aqui a minha indignação com a arbitragem nos dois jogos contra o Fluminense nessas quartas de final da Copa do Brasil lá em Fortaleza no empate que foi muito duvidoso aquele impedimento, o frame de quando sai a bola. Viemos para cá (no Maracanã), fazemos 2 a 0 e inventa um pênalti de uma forma ridícula. Eu acho que nunca vi um pênalti tão absurdo ser marcado pelo VAR que para a imagem e dá um pênalti daquele", começou dizendo.
"A comissão de arbitragem precisa rever isso, está acabando com o espetáculo do futebol brasileiro. O que justifica o cara dar um pênalti daquele que o árbitro não deu em campo? Depois, ainda o segundo gol do Fluminense com impedimento novamente duvidoso. Foram três lances contra o Fortaleza, todos, ao meu ver, com erros, ou no mínimo, com uma possibilidade muito grande de erro e foram contra a gente que resultou em uma desclassificação", completou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.