Topo

Jornal: 'Homem mais rico da Grã-Bretanha' quer comprar o Manchester United

Old Trafford, em Manchester - VistitBritain
Old Trafford, em Manchester Imagem: VistitBritain

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/08/2022 09h10

Após a brincadeira de Elon Musk, que chegou a dizer em seu Twitter que iria comprar o Manchester United, o clube inglês tem um comprador em potencial de verdade. De acordo com uma fonte do jornal "The Times", Jim Ratcliffe, considerado o homem mais rico da Grã-Bretanha, pensa em adquirir a equipe.

"Se o clube estiver à venda, Jim é definitivamente um comprador em potencial. Se algo assim fosse possível, estaríamos interessados. Jim está olhando para o que pode ser feito agora e, sabendo o quão importante o clube é para a cidade, parece que é a hora certa para um recomeço", disse um porta-voz do empresário.

Recentemente, Jim Ratcliffe um dos empresários que fez uma proposta para comprar o Chelsea, que acabou sendo adquirido por Ted Boehly, após a saída de Roman Abramovich. Natural de uma cidade próxima a Manchester, o britânico é dono da empresa de produtos químicos Ineos.

No mundo do futebol, Ratcliffe já foi proprietário do FC Lausanne-Sport, da Suíça, e hoje, comanda as ações do Nice, da França. Além dos seus clubes no mundo futebolístico, Jim também já investiu no ciclismo, onde rebatizou Team Sky para Team Ineos. De acordo com o "Daily Mail", sua fortuna atual está estimada entre 12 e 14 bilhões de euros (entre R$ 74,8 bilhões e 87,3 bilhões atualmente).

A família Glazer, atual dona do Manchester United, tem sido alvo de constantes protestos da torcida ao longo das últimas temporadas. Segundo a imprensa europeia, os atuais donos estão dispostos a vender somente ações minoritárias do clube, que vale cerca de 5 bilhões de libras (R$ 31,1 bilhões na cotação atual), mantendo boa parte delas sob seu controle.

Dentro de campo, as coisas não começaram bem para o Manchester United nesta temporada. Sob o comando de Erik ten Hag, o time perdeu seus dois primeiros jogos na atual edição do Campeonato Inglês. Em casa, os Diabos Vermelhos sofreram um revés de 2 a 1 para o Brighton e, na rodada seguinte, foram goleados pelo Brentford, por 4 a 0, atuando como visitantes. Principal estrela do elenco, Cristiano Ronaldo já manifestou vontade de deixar o clube, segundo a imprensa inglesa.