Repetições, correções e resgate da confiança: como Dorival fez Fla renascer
São 76,7% de aproveitamento, 12 jogos sem sofrer gols, invencibilidade em casa, classificação para as semifinais da Libertadores e da Copa do Brasil, e ainda com chances de título no Campeonato Brasileiro. Dorival Júnior chegou e mudou a cara do Flamengo, tornando a equipe quase que imbatível, mesmo a considerada reserva.
De perfil sereno e observador, o treinador identificou os problemas do time - que enfrentava uma turbulência em sua chegada - e passou a trabalhá-los. Em sua avaliação, os principais pontos a serem estimulados foram o resgaste da confiança de alguns atletas e as mudanças de posicionamento de peças essenciais. Soma-se a isso, uma exaustiva dose de repetições nos treinamentos.
"É estimulado pela sequência de trabalhos, pela sequência de treinamentos, que são corretivos, de momento, de posicionamento, isso tem nos dado segurança. A partir disso, você tem um ataque que faz gols a qualquer momento. Você passa a acreditar que focado naquilo que está acontecendo, a equipe acaba achando o gol", disse.
Dorival relembrou o período de mudanças que atravessou, com a saída de alguns jogadores, lesões, e a chegada de outros.
"Nós tivemos saída de jogadores que vinham sendo importantes e titulares. Arão, Isla e Andreas saíram, e Bruno Henrique e Rodrigo Caio se lesionaram. Em um mês perdi cinco jogadores e com a chegada das contratações, a exceção do Vidal e do Cebolinha, não tivemos o tempo necessário com os outros reforços. Para o fim de semana e para a outra semana deveremos contar com os outros. A equipe, mesmo assim, deu uma resposta", declarou o treinador, que ressaltou o trabalho de resgate de confiança:
"O que nós fizemos? Atacamos todos os lados possíveis. Eu readquiri a confiança de cada um. Todos são importantes e todos vão atuar. É isso que está acontecendo. Taticamente eu tentei usar o que eu conheço do grupo. As coisas começaram a encaixar. Foi uma mudança importante? Foi. A regularidade é o desafio que temos que manter".
Um dos jogadores que tiveram a confiança resgatada por Dorival foi o lateral direito Rodinei, um dos grandes destaques da equipe neste período vitorioso com o treinador.
"Rodinei sempre foi muito bem comigo. Ele me deu uma resposta positiva. Ele é importante e vem em uma crescente e em uma evolução. Ele e outros jogadores estavam sendo questionados, pediam uma mudança brusca da equipe, mas com calma e cuidado buscamos a recuperação de cada atleta", destacou.
Na avaliação de Dorival Júnior, outro ponto que tem feito o Flamengo alcançar tal eficiência é o sistema defensivo, que tem sofrido pouquíssimos gols.
"Na maioria dos jogos, nós temos saído sem ter sofrido muito, sem termos sofrido jogadas criadas de infiltrações. Isso chama atenção porque já estamos indo para o 12º jogo sem sofrer gols. E você percebe a evolução individual da equipe, a atuação do Rodinei, do Léo [Pereira], do Fabrício [Bruno], do Filipe [Luís]... E a linha de defesa anterior que jogou também [os reservas Matheuzinho, Pablo, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas]. Com segurança, sempre bem posicionados. Isso é um fator importante", elogiou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.