Como papo com Dorival Júnior mudou astral e fez Pedro decolar no Flamengo
Uma promessa, um voto de confiança e a oportunidade que tanto desejava. Foi com estes pilares fixados em uma conversa a sós que Pedro subiu de patamar com o técnico Dorival Júnior e alcançou a grande fase que hoje atravessa no Flamengo. Desde que ganhou a aguardada sequência do treinador e passou a atuar ao lado de Gabigol, o atacante tem colecionado atuações memoráveis, com participações decisivas, que colocam cada vez mais pressão no técnico da seleção brasileira, Tite, por uma vaga na Copa do Mundo do Qatar.
Dorival Júnior chamou Pedro para uma conversa logo após a derrota para o Atlético-MG por 2 a 1, no Mineirão (MG), pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Ainda em solo mineiro — já que no fim de semana o Flamengo enfrentaria o América-MG — o treinador teve um bate-papo com Pedro e prometeu lhe dar oportunidades, mas com uma condição primordial: que se entregasse defensivamente na marcação e na bola aérea defensiva.
O atacante argumentou que só havia tido uma sequência maior em 2020, com o técnico espanhol Domenèc Torrent, e se mostrou disposto a fazer o que fosse possível para se manter entre os titulares. Dorival, por sua vez, disse estar ciente de que faltava ritmo ao jogador, e garantiu que teria a paciência possível até que Pedro engrenasse. E o escalou já diante do Coelho.
Com ajudas de luxo de Gabigol, Arrascaeta e Everton Ribeiro, o camisa 21 não demorou muito para demonstrar suas credenciais e fixar sua posição entre os 11. De lá para cá foram 14 jogos, 12 gols e cinco assistências, atingindo seu melhor momento com a camisa do Flamengo a dois meses da Copa do Mundo. Sem o lesionado Bruno Henrique, o camisa 21 agarrou a chance e sonha alto.
"É agradecer a Deus por este momento. Toda honra e glória será dada a Ele. Espero poder continuar evoluindo e crescendo aqui no Flamengo", disse Pedro à TV Globo após a vitória por 1 a 0 sobre o Athletico, quando fez um golaço de bicicleta que garantiu a vaga nas semifinais da Copa do Brasil ao Rubro-Negro carioca.
Desejo de Tite tem acontecido
Tite não esconde sua admiração por Pedro, mas aos mais próximos costumava dizer que gostaria de ver o atacante atuando em mais jogos "pesados", importantes, algo que não havia ocorrendo tanto, já que não tinha muita sequência antes de Dorival Júnior. Agora, com o treinador, ele não só tem jogado essas partidas como tem sido decisivo, marcando gols e dando assistências em duelos de grande valia na Libertadores, na Copa do Brasil e também no Campeonato Brasileiro.
Na última quarta-feira (17), o treinador esteve presente no Maracanã, acompanhando a partida entre Fluminense e Fortaleza pela Copa do Brasil, e não ficou em "cima do muro" quando perguntado sobre o jogador do Flamengo.
"Não vou fugir da pergunta. Pedro tem característica muito especial para enfrentar times com linhas baixas. Tem que ter opção de jogador com essa característica", disse o técnico, em entrevista à Rádio Globo.
Quem acompanhou a vitória do Flamengo sobre o Athletico-PR na Arena da Baixada foram os auxiliares Cléber Xavier e César Sampaio, que viram de perto o golaço de bicicleta que rendeu ao Fla a vaga na semifinal.
'Líder em participações em gols no mundo'
No que depender dos números, Pedro tem um cardápio cheio para apresentar a Tite. Segundo o site especializado em estatísticas "SofaScore", o atacante do Flamengo é o líder em participações em gols no mundo — desde que Dorival Júnior assumiu o comando do time rubro-negro — entre todos os mais de 23 mil jogadores da base de dados do portal.
E não para por aí. O goleador também é o jogador da Série A que menos precisa de minutos para participar de gol na temporada 2022 e o único do Fla com uma pontaria que supera 50% em finalizações certas nas três competições em que o Rubro-Negro segue vivo: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores. Confira os dados:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.