Cuca sai em defesa de Hulk e confia na retomada do atacante do Atlético-MG
Hulk conduziu o Atlético-MG aos títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil em 2021. Foi o melhor jogador e o artilheiro nas duas principais competições do país. Mas a temporada mágica ficou no passado e o 2022 do Galo é bastante frustrante. Cotado como um dos principais candidatos às grandes conquistas, o Alvinegro já está eliminado nos torneios de mata-mata e no Brasileirão a distância é de 13 pontos para o líder Palmeiras, que pode ir para 16 neste domingo. Um dos fatores que explicam a fase ruim do Atlético é o momento do atacante.
Artilheiro do clube na temporada, com 24 gols, nos últimos 12 jogos foram somente três, todos de pênalti. Ultimamente, o camisa 7 do Galo aparece mais quando reclama da arbitragem do que com boas jogadas. Apesar de o momento do jogador não ser dos melhores, o técnico Cuca aposta numa retomada de Hulk.
"No ano passado ele também reclamava da arbitragem e ele foi importante demais para nós. E continua. A gente tem que passar confiança para ele, mas não com palavras, é com trabalho, com todos os jogadores e todos dias para que as coisas melhorem. Existem os companheiros dele para substituir, como foi o último jogo, como foi hoje, mas a tendência é que ele recupere o bom futebol e nos ajude de novo, como ajudou no passado", disse Cuca, que diante do Coritiba sacou Hulk aos 20 minutos do segundo tempo, e contra o Goiás a substituição foi aos 35 da etapa final.
Com 35 pontos conquistados no Brasileirão, restou ao Atlético a briga por um lugar na próxima Copa Libertadores. Atualmente na 7ª colocação, o Galo está fora da zona de classificação ao principal torneio da América do Sul. Para atingir 64 pontos, que historicamente garante o 4º lugar no Brasileiro e, consequentemente, uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores, o time alvinegro precisa vencer dez dos 15 jogos que ainda tempo por disputar.
O próximo desafio é o clássico com o América, dia 28, no Independência.
Confira outros trechos da coletiva de Cuca
Momento do time
"A confiança vai diminuindo e você não tá disputando uma partida de sinuca, e um jogo com os pés e você tem que ter a confiança de poder errar uma, duas ou até três jogadas, como acontecia ano passado. Eu não sei se no campeonato você tem quem finaliza mais do que a gente. Hoje tivemos 70 e tantos por cento de posse de bola, foram quase 30 conclusões, mas a bola não tá entrando Não tá dando nada certo, tá perdendo as chances, tá parando nos braços do goleiro, coisas que quando a fase é boa entra a primeira, segunda e a terceira, né? Do jogo de hoje, pelo volume que teve, principalmente no primeiro tempo, era para você ganhar. Eu falei agora há pouco para eles (jogadores) que as poucas oportunidades que os adversários estão tendo contra a gente, ela tá entrando, como foi o gol do Goiás. Hoje foi uma pena porque você vinha com predomínio grande do jogo no primeiro tempo, comandando o jogo, com alternativas pelos lados por dentro e o jogo parecia que pedia um finalizador. Mas quando a gente colocou o finalizador, a gente não conseguiu também concluir uma bola no gol. Agora é fechar a boca e trabalhar, não tem outra alternativa a partir de segunda-feira. No domingo (28) é começar a reverter essa situação, que é o único remédio que a gente tem".
Avaliações após o jogo
"Mesmo com a derrota você consegue tirar conclusões do jogo. Às vezes a gente vê um jogador ruim no momento ruim, que tá passando numa fase ruim, mas de repente ele faz falta dentro do campo, mesmo nessa fase. A gente tem que entender isso, e quem sabe isso possa retratar um pouco a confiança que a gente tem que passar para o jogador. Eu sei que às vezes o treinador tira um jogador e ele acaba tirando um pouco da confiança também, mas é bom para o público geral ver que que fazem falta, mesmo não estando no melhor momento".
Como melhorar
"Trabalhar emocional, não adianta você passar a mão e dizer que tá tudo bem. pois não tá. Então vai trabalhar um pouco a mais, você pode melhorar, tem que melhorar o algo a mais que o jogador tem para entregar. A gente perdeu duas partidas seguidas em casa, ainda que com Ahletico Paranaense o time foi alternativo, mas hoje o jogo era para ganhar, e jogamos para ganhar. Mas não foi o suficiente, mesmo com tantas oportunidades, tantas chances e nós não convertemos nenhuma em gol".
Falta o resultado
"Estamos jogando bem o jogo, tá sendo muito bem jogado, muito bem não, mas está sendo bem jogado. Você tem o controle do jogo, que é muito importante ter no numa disputa, você tem o maior número de finalizações, que também é importante, mas a gente não está definindo uma pequena parcela em gol, que é o grande problema. Eu mas eu entendi a tua pergunta, o torcedor, quando Cuca vem, ele fica esperançoso pela conquista, que infelizmente acabou não acontecendo, que seria a Libertadores. E a distância do Brasileiro ela é muito larga, mas a gente tem que ter esperança, tem que ter confiança e fazer jogo a jogo como uma final. Hoje, infelizmente, não foi o nosso dia. Quem sabe domingo que não seja domingo que vem e a gente possa ter um início de uma arrancada?".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.