Topo

Rodinei cresce em reta decisiva, e Fla reavalia futuro do lateral no clube

Rodinei em ação com a camisa do Flamengo; lateral virou alvo do Atlético-MG para 2023 - Silvio Avila/Getty Images
Rodinei em ação com a camisa do Flamengo; lateral virou alvo do Atlético-MG para 2023 Imagem: Silvio Avila/Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/08/2022 04h00

São quase seis anos de Flamengo e uma verdadeira montanha-russa de emoções, certezas e incertezas. Faltando apenas quatro meses para o término de seu contrato, Rodinei mais uma vez dribla a lógica e coloca um ponto de interrogação num futuro que já parecia decidido.

Um dos principais destaques nesta guinada do Fla sob o comando do técnico Dorival Júnior, o lateral direito, há alguns meses, tinha o fim de sua história no Rubro-Negro praticamente certo marcado para dezembro, num consenso entre a diretoria e o próprio jogador. Porém, as grandes atuações recentes já fazem os dirigentes mudarem de ideia e reavaliarem o posicionamento quanto a uma possível renovação de vínculo do jogador.

Publicamente, a diretoria prefere ainda não falar sobre o assunto, mas já houve conversas com Rodinei sobre a possibilidade de extensão do contrato. Um dirigente do Fla chegou a dizer ao UOL Esporte: "Ele já sabe o que nós queremos".

O cenário para o atleta, porém, mudou. Se antes estava em baixa, agora se vê bastante valorizado no mercado, fato que o fez despertar o interesse do Atlético-MG, clube que tem no diretor-executivo, Rodrigo Caetano, um grande entusiasta de seu futebol.

Pessoalmente, o próprio Rodinei avaliava que a mudança de ares seria uma boa opção para quem está no Flamengo desde 2016 - com um período de empréstimo ao Internacional, entre 2020 e 2021 —, mas o atual momento, com as grandes atuações, titularidade, prestígio com o técnico Dorival Júnior e a possibilidade de novos títulos, pesam num possível reposicionamento de planejamento.

Dorival, aliás, tem participação importante nesta nova fase de Rodinei, e o lateral direito não pensa duas vezes em demonstrar gratidão ao treinador.

"O Dorival me dá toda a liberdade quando eu pego a bola. Ele sabe que eu sou um jogador que gosta de ir para o 1 contra 1, de ir para o drible. Então, ele não me inibe de fazer isso. Ele fala: 'quando você pegar a bola, pode arrastar por dentro, pode dar tapa por fora, tabela com o Ribeiro, tabela com o Gabi, tenta achar o Arrascaeta por dentro'. Quando o treinador dá essa liberdade, o jogador se solta e se sente confortável dentro de campo. O time está bem encaixado, Dorival tem feito um excelente trabalho e isso me dá confiança", disse o jogador à Fla TV.

Rodinei tem sido considerado titular de Dorival Júnior atualmente. Na temporada, são 30 jogos e seis assistências, sendo a última na vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, que culminou num golaço de bicicleta de Pedro e na classificação às semifinais da Copa do Brasil.