Topo

Fluminense

'Sucessor' de Xerém, Matheus Martins se firma com Diniz no Fluminense

Matheus Martins, do Fluminense, durante partida contra o Cuiabá no Brasileirão - Thiago Ribeiro/AGIF
Matheus Martins, do Fluminense, durante partida contra o Cuiabá no Brasileirão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio Janeiro e em São Paulo

20/08/2022 04h00

O Fluminense enfrenta o Coritiba hoje (20), às 19h, no Maracanã, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, olhando para a parte de cima da tabela. Em meio à boa campanha, a equipe tem no ataque o jovem Matheus Martins, que assumiu o posto de sucessor da "fábrica de Xerém" no setor ofensivo, ganhou a confiança do técnico Fernando Diniz e vem integrando o time titular.

Com 38 pontos, a equipe das Laranjeiras iniciou a rodada no G4 e visa ficar um pouco mais perto do topo da tabela novamente — o Palmeiras tem 48, enquanto Flamengo e Corinthians têm 39. Já o Coxa, com 22 pontos, atravessa momento conturbado e quer sair da zona de rebaixamento.

Aos 19 anos, Matheus Martins vem se tornando peça importante em um Flu que passa por fase positiva. Na última quarta-feira, por exemplo, sofreu o pênalti que abriu caminho para o empate com o Fortaleza e consequente vaga na semifinal da Copa do Brasil.

O jovem se mostra como novo nome criado na base tricolor a ocupar uma vaga no setor ofensivo e corresponder. Nos últimos anos, João Pedro, Marcos Paulo, Evanilson e Luiz Henrique foram jogadores que estiveram nesta posição, e se despediram das Laranjeiras após negociações para a Europa.

Matheus, inclusive, foi alvo de propostas recentes da Udinese, da Itália, mas a diretoria carioca recusou as investidas. O atacante também está na mira do Sporting, de Portugal, que estuda abrir conversa para uma eventual negociação, como mostrou Bruno Andrade, colunista do UOL Esporte.

Promovido nesta temporada, após disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o camisa 37 ganhou a confiança da comissão técnica e pode chegar à 16ª partida consecutiva nesta noite, a quinta seguida como titular, tendo atuado os 90 minutos nas últimas três. O encaixe com Arias e Cano no trio de ataque tem gerado bons frutos e ele, até mesmo, "furou a fila" e passou John Kennedy, outro cria da base, nesta corrida interna no elenco.

"Não é questão de testar, o Matheus fez todas as sessões de treinos comigo e, se precisar jogar de 9, ele joga. Achei que naquele momento era a melhor opção. O John Kennedy também tem um futuro brilhante pela frente, tem tudo para evoluir e ter mais oportunidades", disse Diniz, após o triunfo sobre o Avaí.

Pelo profissional, até aqui, foram cinco gols e uma assistência. O jovem desencantou na goleada sobre o Oriente Petrolero, pela Sul-Americana, e, logo de cara, balançou a rede três vezes. Ele também celebrou contra o Avaí e Ceará, em partida que marcou a despedida de Fred.

Força do Maracanã

O bom momento em campo também passa pela participação da torcida. Nessa semana, o Flu levou mais de 60 mil pessoas ao Maracanã e também chegou a marca de 60 mil sócios, 50% a mais do que tinha há dois meses.

"Nossa torcida representa muito. Sempre falo que eles são um jogador a mais. Gosto muito do Maracanã, de vê-lo lotado como o Fluminense precisa. É uma força, um apoio muito grande", disse Cano em coletiva na última sexta (19).

Coxa ainda não ganhou fora

O Coritiba começou bem o Brasileirão, vencendo seus primeiros quatro jogos em casa, incluindo o triunfo por 3 a 2 sobre o Tricolor, ainda na quarta rodada. No entanto, o time caiu de rendimento nas últimas rodadas e demitiu o técnico Morínigo. Guto Ferreira fará sua estreia hoje.

A fase ruim passa muito pelo péssimo retrospecto como visitante. O Coxa é o único clube que ainda não venceu fora de casa na Série A, tendo a pior campanha neste quesito, com apenas dois pontos conquistados em 10 jogos. Nas últimas cinco oportunidades (Goiás, Corinthians, Flamengo, Internacional e Bragantino) que deixou o Couto Pereira, o Alviverde sofreu 13 gols e perdeu todas.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE X CORITIBA

Competição: Série A do Campeonato Brasileiro - 23ª rodada
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia e horário: 20 de agosto, sábado, às 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Vinicius Furlan (SP)

Fluminense: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; Nonato, André e Paulo Henrique Ganso; Matheus Martins, Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

Coritiba: Muralha; Matheus Alexandre, Chancellor, Guilhermo e Egídio; Andrey, Bruno Gomes e Régis; Fabrício Daniel, Adrián Martínez e Léo Gamalho. Técnico: Guto Ferreira.

Fluminense