Topo

Torcedores do SPFC invadem jogo de base do Corinthians e causam correria

Torcedores do São Paulo invadem jogo do paulista sub-15 para brigar com corintianos - Reprodução
Torcedores do São Paulo invadem jogo do paulista sub-15 para brigar com corintianos Imagem: Reprodução

DO UOL, em Santos (SP)

20/08/2022 15h28Atualizada em 20/08/2022 17h35

Cerca de dez torcedores do São Paulo invadiram o jogo do Corinthians no Campeonato Paulista sub-15 munidos de barras de ferro e provocaram correria na arquibancada do centro de treinamento onde o Botafogo-SP manda seus jogos das categorias de base.

Segundo relatos de pessoas presentes no local que foram ouvidas pelo UOL Esporte, o grupo se agrupou atrás de um dos gols já com as barras de ferro antes de invadir a arquibancada. O São Paulo jogaria logo em seguida no mesmo local, em duelo válido pelo estadual da categoria sub-17.

A Polícia Militar agiu contra os torcedores, que fugiram. Foi solicitado reforço de mais viaturas e até um helicóptero no local. A princípio, ninguém foi detido, nem houve feridos no local. Na súmula da partida, o árbitro Caio Carvalho Pereira, relatou as ocorrências e informou que o responsável pelo policiamento no local informou que os indivíduos que invadiram o local eram torcedores do São Paulo.

A reportagem ainda ouviu que tais torcedores gritavam "aqui é Independente" ao ir para cima da torcida do Corinthians. O UOL Esporte entrou em contato com o presidente da torcida organizada são-paulina, mas não obteve resposta até o momento desta publicação. O partida do São Paulo que ocorreu logo depois não contou com a presença de nenhuma organizada.

Durante o corre-corre nas arquibancadas, torcedores do Botafogo-SP tentaram intervir para evitar o conflito em uma arquibancada repleta de familiares dos jogadores e crianças. A transmissão da partida na TV Botafogo flagrou o momento da invasão.

Torcedores do Corinthians chegaram a entrar no gramado para se protegerem e a partida ficou paralisada por 14 minutos. O episódio ainda não tinha sido registrado oficialmente pela polícia quando a reportagem entrou em contato. Em campo, o Corinthians venceu o Botafogo por 1 a 0.

Confira a íntegra da súmula do jogo:

"Informo que aos 11 minutos do segundo tempo de jogo, a partida foi paralisada devido ao conflito generalizado nas arquibancadas do jogo, sendo iniciado por indivíduos descaracterizados, encapuzados, com máscaras, portando barras de ferro, madeira e cabos de enxadas, direcionados em confronto a torcida da equipe visitante Sport Club Corinthians Paulista, que se evadiram correndo para não serem atingidos por esses indivíduos. Informo ainda que o policiamento da partida agiu de forma efetiva em conter esses indivíduos, estando em número reduzido de contingenciamento, onde foram solicitados reforços de viaturas, policiais e até mesmo com suporte do helicóptero Águia da Polícia Militar. O conflito foi controlado após 14 minutos de paralisação e a partida foi reiniciada após os policiais assegurarem que a segurança da partida estava restabelecida, com autorização do responsável pelo policiamento, Cabo Sr. Kleber Dias de Macedo, que nos informou que esses indivíduos descaracterizados e mascarados seriam torcedores da equipe do São Paulo Futebol Clube. Informo ainda que após o conflito ser controlado, foram encontrados dentro do campo de jogo, cacos de vidro que foram arremessados por esses indivíduos descaracterizados e encapuzados."

Veja a nota da FPF:

"A Federação Paulista de Futebol informa que, no início do segundo tempo de Botafogo x Corinthians, jogo válido pelo Paulista Sub-15, em Ribeirão Preto, um grupo de vândalos encapuzados, com pedaços de pau nas mãos, entraram no local da partida com a intenção de agredir a torcida corintiana presente.

Felizmente, a Polícia Militar presente interveio e não houve confronto.

Segundo informações dos oficiais de jogo, não houve feridos. A partida foi finalizada normalmente, após minutos de paralisação.

Imediatamente, a FPF iniciou apuração do caso junto às autoridades públicas, a fim de identificar os criminosos que invadiram o local do jogo.

A FPF lamenta e repudia o ocorrido e aguarda a identificação e a punição exemplar dos envolvidos".