Topo

São Paulo

Ceni tem quebra-cabeça para montar o São Paulo de olho no Flamengo

Rógerio Ceni comanda o São Paulo em partida do Brasileirão contra o Athletico - Marcello Zambrana/AGIF
Rógerio Ceni comanda o São Paulo em partida do Brasileirão contra o Athletico Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

21/08/2022 04h00

O São Paulo entra na Vila Belmiro na noite deste domingo (21), às 19h (de Brasília), para enfrentar o Santos, precisando deixar para trás a euforia pela classificação na Copa do Brasil. A retomada do foco no Campeonato Brasileiro é necessária para manter o time na luta por uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem.

Mas para isso o time terá de superar o quebra-cabeça que virou a montagem do time para enfrentar o Peixe.

A primeira peça encaixada é Jandrei. Após oito partidas fora, em decorrência de uma lesão nas costas, ele deve começar, já que precisa de ritmo. A segunda é Miranda, que está fora do jogo contra o Flamengo, na próxima quarta-feira (24), pela primeira partida da semifinal da Copa do Brasil.

A partir daí, tudo depende do que Ceni pretende fazer: poupar jogadores para o jogo de quarta ou usar o que tem de melhor para se manter vivo na disputa por uma vaga para a Libertadores no Brasileirão?

Zaga

Ao lado de Miranda, a chance é que Ceni use o recém-contratado Nahuel Ferraresi e o jovem Luizão. O motivo é que a defesa é o setor em que o treinador tem menos opções e perder Diego Costa e Léo para o jogo com o Flamengo seria um desastre.

Meio-campo

Nas alas, as situações são opostas. Rafinha deve jogar na direita para dar descanso a Igor Vinícius. Na esquerda, Ceni tem uma decisão a tomar: quem é mais efetivo para o time, Reinaldo, que não foi bem contra o América-MG, ou Welington, que tem mais força física? Depois disso, ele ainda precisa definir se o escolhido aguentaria jogar contra Santos e Flamengo na sequência.

No meio de campo, Ceni parece ter definido o time ideal com Gabriel Neves, Igor Gomes e Rodrigo Nestor. Pablo Maia está desgastado, mas deve ser opção para poupar Neves. Talles Costa, Galoppo e Patrick disputam duas vagas, para dar mais gás ao time e descansar Gomes e Nestor.

Ataque

Poupar Calleri e Luciano também deve ser prioridade para Ceni, assim como na dupla de zaga, Léo e Diego. E, como na defesa, a opção pode ser por uma alternativa estreante: Nahuel Bustos pode ganhar uma chance, ao lado de Nikão.

Poupar ou jogar?

Para responder, é preciso pensar no que Ceni disse após a classificação na Copa do Brasil, na quinta-feira passada: "No Brasileiro nós ainda precisamos de pontos. Nós precisamos também de vitórias porque nós não podemos nos acomodar. Sobre as copas, eu sempre falo: são ilusórias. O Brasileiro é o único que vai até 13 de novembro. E nós temos que tentar no mínimo uma vaga na pré-Libertadores", afirmou o treinador, que depois completou. "O São Paulo precisa participar da Libertadores do ano que vem. Precisa da receita, precisa da exposição. Só quem vai poder dar para gente [isso] é a Libertadores".

São Paulo