Topo

Série B - 2022

Grêmio e Cruzeiro jogam após troca do rótulo de 'bicho papão da Série B'

Cruzeiro venceu o Grêmio no primeiro turno, por 1 a 0, no Independência - Staff Images/Cruzeiro
Cruzeiro venceu o Grêmio no primeiro turno, por 1 a 0, no Independência Imagem: Staff Images/Cruzeiro

Marinho Saldanha e Victor Martins

Do UOL, em Porto Alegre e Belo Horizonte

21/08/2022 04h00

Grêmio e Cruzeiro se enfrentam hoje (21), pela 25ª rodada da Série B. A bola rola às 16h (de Brasília), na Arena, em Porto Alegre. Estarão em campo, duas potências do futebol brasileiro que disputam o título da segunda divisão, mas em papéis invertidos ao que se esperava no princípio da competição.

O Tricolor foi rebaixado no ano passado. Depois de lutar até o fim para evitar o pior, não conseguiu escapar da degola, numa edição de primeira divisão catastrófica.

Mas para retomar sua condição de clube de elite, o time gaúcho contou com a folha de pagamentos mais alta da segunda divisão. Aproximadamente R$ 10 milhões. Manteve jogadores importantes como Ferreira, Geromel, Kannemann, Diego Souza, e ainda agregou outros atletas importantes como Elkeson, Nicolas, Bruno Alves, e mais recentemente Lucas Leiva.

Contudo, o desenrolar dos jogos não foi brilhante. O Grêmio começou mal, esteve por várias rodadas fora do grupo que sobe para Série A e não frequentou primeiro lugar. Foi de 'bicho papão' do campeonato a 'lutar para subir'.

Depois de trocar o comando técnico e de oscilar, a equipe de Porto Alegre se estabilizou, firmou posto no G4 e até ensaiou ameaçar o Cruzeiro. E para seguir sonhando com o título — definido como obrigação pelos torcedores no começo da temporada — é necessário vencer hoje. O Cruzeiro tem 10 pontos de distância. Na melhor das hipóteses para o time de Roger Machado, a diferença fica em sete. Na pior, em 13.

Já o Cruzeiro vive situação bastante confortável na Série B, após duas temporadas em que esteve mais perto da queda para a Série C do que do acesso. A Raposa, na pior das hipóteses, vai terminar a rodada 17 pontos acima do 5º colocado. Um cenário completamente oposto ao que viveu nas últimas duas edições.

Com o time mais barato em relação a 2020 e 2021, a folha salarial do Cruzeiro é cerca de três vezes menor do que é a do Grêmio, por exemplo, a aposta da diretoria encabeçada por Ronaldo Fenômeno foi num estilo de jogo. Ao invés de montar o time em cima de jogadores renomados, o clube estrelado confiou ao desconhecido Paulo Pezzolano a reformulação na maneira de jogar futebol da equipe. Funcionou.

O Cruzeiro teve de cortar na carne. Saíram nomes de peso, como o goleiro Fábio e o zagueiro Maicon, e os reforços contratados não empolgaram a torcida. Mas que importa é que o time voltou a jogar bem, diferentemente das temporadas anteriores, e o acesso é apenas uma questão de tempo. O título da Série B também está muito próximo e o duelo desta tarde, diante do Grêmio, parece ser a última barreira a ser superada pela Raposa de Ronaldo, que já se dá ao luxo de planejar a temporada 2023, novamente na Série A do Brasileirão.

"Hoje a gente tem uma diretriz institucional. Ninguém está acima da instituição. Vamos trabalhar sempre para que o clube se mantenha forte, competitivo e, cada vez mais, atuando em alto nível. Jogando as melhores competições. Esse é o nosso objetivo", disse o diretor de futebol do Cruzeiro, Pedro Martins.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO X CRUZEIRO

Motivo: 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data e horário: 21 de agosto de 2022, às 16h (de Brasília)Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Auxiliares: Neuza Ines Back (Fifa/SP) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

GRÊMIO: Brenno; Rodrigo Ferreira, Natã, Bruno Alves, Nicolas; Villasanti, Lucas Leiva; Biel, Campaz, Guilherme; Diego Souza. Técnico: Roger Machado.

CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira, Eduardo Brock; Weley Gasolina, Neto Moura, Felipe Machado, Matheus Bidu; Chay, Bruno Rodrigues e Luvanor. Técnico: Paulo Pezzolano.