Fortaleza vence e deixa Corinthians ainda mais distante do líder Palmeiras
Escalado com uma equipe alternativa, o Corinthians, pouco inspirado, perdeu por 1 a 0 para o Fortaleza em um jogo morno do Campeonato Brasileiro, na noite de hoje (21), na Arena Castelão. O gol da partida foi marcado por Moisés, já no segundo tempo, em lance que contou com falhas do sistema defensivo dos paulistas.
O confronto também ficou marcado por um lance envolvendo o zagueiro Ceballos, do time mandante. Logo depois da abertura do placar, ele se chocou de cabeça com Yuri Alberto pelo alto e, desacordado, precisou deixar o gramado de ambulância rumo ao hospital.
Com o resultado, o Fortaleza chegou aos 27 pontos e se distanciou ainda mais da zona de rebaixamento. O Corinthians, por outro lado, está com 39 pontos e, na quarta posição, cada vez mais longe do líder Palmeiras, que tem dez pontos a mais.
A equipe de Juan Pablo Vojvoda terá a semana cheia para se preparar para o duelo contra o São Paulo, no Morumbi, marcado para o próximo domingo (28). Já os comandados de Vítor Pereira encaram o Fluminense, quarta-feira (24), pela ida da semifinal da Copa do Brasil — o duelo com os cariocas, aliás, foi a causa da equipe mista de hoje.
Quem foi bem: Moisés
O atacante do Fortaleza foi quem mais incomodou o sistema defensivo do Corinthians. Em parceria com Juninho Capixaba pelo lado esquerdo do campo, Moisés protagonizou as melhores chances ofensivas em cima de Ramiro, Bruno Méndez e Robson Bambu. O camisa 21 foi premiado na segunda etapa: depois de uma dividida, ficou com a bola e, com categoria, cortou Robert Renan antes de balançar as redes de Cássio.
Live do Corinthians
Quem foi mal: Robert Renan
Cria da base do Corinthians, o zagueiro não passou segurança. Ao lado de Robson Bambu, Robert Renan permitiu ao rival criar boas jogadas — apesar do gramado irregular. O jovem ainda ficou no chão em corte de Moisés que acabou em gol do Fortaleza.
Atuação do Fortaleza: erros complicam criação, mas Moisés salva
Apoiado por mais de 44 mil torcedores, o time de Vojvoda foi incapaz de agredir o Corinthians na etapa inicial. Para piorar, os constantes erros cometidos na saída de bola quase colocaram tudo a perder — para a sorte do Fortaleza, os paulistas não conseguiram mostrar eficiência ofensiva. Na etapa final, no entanto, uma dividida acabou nos pés de Moisés e gerou o gol dos mandantes, que controlaram o jogo até o fim.
Atuação do Corinthians: time misto não se encontra
Enquanto Mateus Vital e Ramiro reestrearam como titulares, Robert Renan e Bambu formavam a zaga corintiana depois de um longo tempo — ao lado do improvisado Bruno Méndez, que atuou como lateral-direito. Não deu certo. Em meio ao gramado do Castelão em péssimas condições, os visitantes, pouco entrosados, fizeram um jogo escasso em chances ofensivas.
Cronologia: 1° tempo com erros (e cartões)
O começo da partida ensaiou ser agitado. Logo no primeiro minuto do confronto, o Corinthians conseguiu encaixar uma jogada pelo meio e Roger Guedes teve a chance de chutar ao gol de Fernando Miguel, mas foi barrado por Titi.
No lance seguinte, os mandantes responderam: Juninho Capixaba, já na linha de fundo, cruzou e obrigou Cássio a interceder e evitar uma finalização do time rival. Depois disto, no entanto, o ritmo esfriou e deixou o duelo, disputado no pesado gramado do Castelão, mais truncado e recheado de erros de saída de bola.
Sasha, do Fortaleza, e a dupla Ramiro e Giuliano, do Corinthians, levaram cartão amarelo após faltas oriundas de passes errados dos companheiros. O técnico Vítor Pereira, irritado com a atuação de Leandro Vuaden, também foi advertido.
Somente na casa dos 30 minutos, os goleiros Fernando Miguel e Cássio se preocuparam novamente. O primeiro viu Mosquito chutar para fora de média distância. O mesmo aconteceu com o segundo, em finalização rasteira de Robson que acabou em tiro de meta.
Sem mais grandes chances de gol, Vuaden apitou o fim de um primeiro tempo morno: 0 a 0.
2° tempo mais animado
Após o intervalo, VP optou pelos habituais titulares Yuri Alberto e Du Queiroz para as vagas de Roger Guedes e Fausto Vera, respectivamente.
Enquanto isso, o Fortaleza, sem alterações, voltou mais atento e agressivo: logo aos 6 minutos, Juninho Capixaba cobrou escanteio e viu a bola bater na trave após leve desvio de Bruno Méndez.
A resposta dos visitantes também veio em escanteio. Depois de Fernando Miguel afastar o perigo pelo alto, a bola sobrou para Du Queiroz, que bateu forte para cima da meta nordestina.
Pressão e gol dos donos da casa
Mais concentrado, o Fortaleza passou a controlar o ritmo de jogo e a atacar, de vez, o gol de Cássio. Aos 12 minutos, Romarinho encontrou espaço para finalizar, mas errou o alvo. Pouco depois, foi a vez de Robson causar perigo em batida forte e no alto — o goleiro corintiano precisou espalmar.
Os mandantes abriram o placar aos 19 minutos. Após Bambu perder pelo alto e Bruno Méndez chegar atrasado em dividida, a bola sobrou para Moisés. Habilidoso, o camisa 21 do Fortaleza, já dentro da área, deixou Robert Renan no chão ao cortar para o meio e, com força, estufou as redes de Cássio: 1 a 0.
Susto com Ceballos
Logo depois do gol, um susto marcou a partida: o zagueiro Ceballos, do Fortaleza, se chocou pelo alto com Yuri Alberto e caiu, desacordado, no gramado da Arena Castelão.
Rapidamente, os jogadores das duas equipes notaram a gravidade da situação e, depois do pedido de atendimento médico, alguns tiraram as camisas para abanar o colombiano.
Em meio à paralisação da partida por parte do árbitro Leandro Vuaden, os médicos entraram em campo para atendimento a Ceballos, que chegou a se movimentar. Ele saiu de ambulância e foi substituído por Habraão.
Em nota divulgada após a partida, o Fortaleza tranquilizou os torcedores ao atualizar o estado de saúde de Ceballos.
"O zagueiro realizou tomografia e os exames não mostraram alterações. O atleta está bem, consciente e segue em observação para outros exames", escreveu o clube.
Corinthians tenta, mas...
Em desvantagem no marcador, os comandados de Vítor Pereira se lançaram ao ataque, mas encontraram muita dificuldade na construção de jogadas.
Substitutos de Giuliano e Mateus Vital, Renato Augusto — em chute para a fora — e Léo Natel — em finalização que obrigou Fernando Miguel a trabalhar — tentaram, mas não igualaram o placar.
Yuri Alberto ainda conseguiu arrematar ao gol de Fernando Miguel nos minutos finais, mas não acertou o alvo antes do apito final de Vuaden.
FICHA TÉCNICA:
FORTALEZA 1x0 CORINTHIANS
Competição: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 21 de agosto de 2022 (domingo), às 18h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Michael Stanislau (RS)
Árbitro de Vídeo (VAR): Rodrigo Nunes Sá (RJ)
Cartões amarelos: Lucas Sasha (FOR); Ramiro, Giuliano e Vítor Pereira (COR)
Gol: Moisés (FOR)
CORINTHIANS: Cássio; Bruno Méndez, Robson Bambu, Robert Renan e Lucas Piton; Fausto Vera (Du Queiroz), Ramiro (Adson) e Giuliano (Renato Augusto); Mateus Vital (Léo Natel), Mosquito e Roger Guedes (Yuri Alberto). Técnico: Vítor Pereira.
FORTALEZA: Fernando Miguel; Brítez, Ceballos (Habraão), Titi e Juninho Capixaba; Lucas Sasha, Hércules (Matheus Vargas) e Ronald; Moisés (Depietri), Romarinho (Lucas Lima) e Robson (Tinga). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.