Topo

Série B - 2022

Grêmio e Cruzeiro empatam jogo com briga na torcida e falha de goleiro

Bitello e Chay disputam a bola em Grêmio x Cruzeiro, jogo da Série B - Pedro H. Tesch/AGIF
Bitello e Chay disputam a bola em Grêmio x Cruzeiro, jogo da Série B Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre e Belo Horizonte

21/08/2022 18h04

Grêmio e Cruzeiro empataram em 2 a 2, hoje (21), na Arena do Grêmio, pela 25ª rodada da Série B. A partida foi marcada pela briga na torcida do time gaúcho que ocasionou duas interrupções no primeiro tempo e uma falha do goleiro Brenno na etapa final. Os gols foram marcados por Diego Souza e Bitello para o Tricolor, e Rafa Silva e Luvannor para a Raposa.

O resultado mantém margem segura para o Cruzeiro na liderança da segunda divisão. A equipe de Pezzolano — que foi expulso mais uma vez — soma 54 pontos. Já o Grêmio desperdiçou a oportunidade de ser vice-líder, e fica em terceiro com 44 pontos.

O próximo compromisso gremista será sexta (26), contra o Ituano, em Porto Alegre. Já o Cruzeiro jogará contra o Náutico, no mesmo dia, em Belo Horizonte.

Foi bem: Rafa Silva é oportunista

Rafa Silva entrou no segundo tempo para decidir. Ao ver Brenno errar num lançamento, ele foi oportunista e colocou na rede.

Foi mal: Brenno falha

O Grêmio vencia o jogo até uma lambança do goleiro Brenno. Ele saiu do gol para defender um lançamento, mas esbarrou em Villasanti e soltou a bola para Rafa Silva marcar.

Pezzolano é expulso pela terceira vez

Paulo Pezzolano foi expulso de novo. Pela terceira vez na temporada, o técnico do Cruzeiro viu um cartão vermelho após reclamar das decisões do árbitro fazendo gestos e falando bastante. Antes, ele foi expulso contra o Fluminense, no duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, e contra o CSA, na 19ª rodada da Série B, e será, inclusive, julgado na próxima quarta.

Diego Souza comemora 200 jogos com gol

Diego Souza foi homenageado antes do jogo. O veterano de 37 anos recebeu uma camisa celebrando os 200 jogos representando o Grêmio. E a comemoração veio da forma que ele mais gosta: com gol. Após cruzamento em cobrança de escanteio, ele colocou na rede o feito de número 85 usando azul, branco e preto.

Briga ocasiona interrupção do jogo

O jogo foi interrompido duas vezes ao longo do primeiro tempo. A razão para as paradas foi dois focos de briga generalizada entre torcedores do Grêmio presentes no espaço sem cadeiras da Arena. Mesmo com os jogadores pedindo para que os torcedores parassem de brigar, a pancadaria se arrastou por longos minutos.

O jogo do Grêmio: Tentativa de pressão e contra-ataque

O Grêmio começou o jogo tentando pressionar a defesa do Cruzeiro. Com linhas mais altas, o time de Roger Machado tinha por objetivo atrapalhar a saída de bola do rival. Mas deu certo poucas vezes, na maioria dos lances a equipe de Pezzolano conseguiu construir suas jogadas.

Uma vez na defesa, o Grêmio buscava ocupar os espaços e evitar penetrações. Mas falhou algumas vezes, principalmente no gol de Luvannor. O empate veio depois de uma confusão na torcida que ocasionou a interrupção do jogo. Diego Souza, colocou na rede e catapultou a expectativa do time, que no segundo tempo virou o jogo apostando nos contra-ataques em velocidade, mas falhou e levou novo empate.

O jogo do Cruzeiro: melhor do que a encomenda

O Cruzeiro mudou completamente suas características para enfrentar o Grêmio, em Porto Alegre. O time que gosta de ter a posse de bola adotou a estratégia de fechar os espaços do adversário e buscar o contra-ataque. O que funcionou bem por cerca de 30 minutos, quando abriu o placar e até poderia ter feito outro gol. Mas os momentos finais da etapa inicial e o começo do segundo tempo foram complicados, o Cruzeiro levou a virada e quase viu o Grêmio ampliar a vantagem. Um erro da defesa gremistas garantiu um resultado melhor do que o futebol apresentado pela Raposa.

Público de Série A

O jogo valeu pela Segunda Divisão, mas o público foi de primeira. Foram 51.618 pessoas na Arena acompanhando o duelo entre gaúchos e mineiros. A presença quebrou recorde de público em 2022 na casa gremista.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO 2 X 2 CRUZEIRO
Competição:
Série B do Brasileiro - 25ª rodada
Data: 21/08/2022 (Domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Auxiliares: Neuza Ines Back (Fifa/SP) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Cartões amarelos: Brock, Chay (CRU); Rodrigo Ferreira e Bruno Alves (GRE)
Cartão vermelho: Paulo Pezzolano (CRU)
Gols: Luvannor, do Cruzeiro, aos 16 minutos do primeiro tempo; Diego Souza, do Grêmio, aos 48 minutos do primeiro tempo; Bitello, do Grêmio, com 1 minuto de segundo tempo; Rafa Silva, do Cruzeiro, aos 28 minutos do segundo tempo;

GRÊMIO: Brenno; Rodrigo Ferreira, Natã (Campaz), Bruno Alves, Nicolas; Villasanti, Lucas Leiva e Bitello (Thaciano); Biel (Janderson), Ferreira (Guilherme) e Diego Souza (Elkeson). Técnico: Roger Machado

CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock; Matheus Bidu, Machado (Pablo Siles), Neto Moura e Chay (Rafa Silva); Daniel Júnior (Wesley Gasolina), Bruno Rodrigues (Willian Oliveira) e Luvannor (Lincoln). Técnico: Paulo Pezzolano