Topo

OPINIÃO

Menon: 'Opções de Ceni esbarram na prática e deram errado no San-São'

Do UOL, em São Paulo

21/08/2022 22h31

O São Paulo continua patinando no Brasileirão e vê o G6 de longe. Neste domingo (21), o Tricolor usou um time misto e perdeu o clássico para o Santos por 1 a 0. O clube do Morumbi mira o duelo de quarta-feira (24) contra o Flamengo, no confronto de ida das semifinais da Copa do Brasil, em uma aposta arriscada para garantir uma vaga na próxima Libertadores.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan, Menon e Gabriel Perecini lamentaram a fraca atuação do São Paulo no primeiro tempo do clássico na Vila Belmiro e demonstraram preocupação com a distância da equipe para a zona de classificação para a Libertadores. Os comentaristas também avaliaram as escolhas do técnico Rogério Ceni na escalação do Tricolor para o San-São.

"O São Paulo foi muito mal no primeiro tempo e isso definiu o jogo. Não concordo com essa opção de descansar muitos jogadores. O Rogério Ceni, às vezes, pensa muito a coisa na teoria e não olha para a prática. Ele deve imaginar o Marcos Guilherme na ala por ser rápido e ajudar na marcação. Só se esqueceu que ele iria marcar o Soteldo. Qual a possibilidade de o Marcos Guilherme se dar bem diante do Soteldo? É muito pequena", avaliou Menon.

Para Hazan, o Tricolor fez por merecer um melhor resultado no clássico, mas pagou o preço pelos 45 minutos iniciais de pouca inspiração. "Foi um jogo de dois tempos distintos, com o São Paulo pior e um segundo bem melhor, criando e controlando o jogo dentro da Vila Belmiro. O placar mais justo seria o empate. O São Paulo não conseguiu achar o Soteldo na marcação. No segundo tempo, com as mudanças, o São Paulo empurra o Santos, cria, mas não consegue concluir bem", comentou.

Menon criticou a escalação de Ceni, principalmente por colocar Marcos Guilherme como ala - foi pelo seotr dele que Soteldo criou as principais chances ofensivas do Peixe. "Esse tipo de opção do Rogério esbarra na prática. O primeiro tempo do São Paulo foi horroroso, pavoroso, com atuações individuais muito abaixo de vários jogadores. Marcos Guilherme, Gabriel Neves, Luciano e Patrick foram muito mal. Isso facilitou o jogo para o Santos, que fez um 1 a 0 em uma falha do Miranda, que também foi mal", lamentou o colunista do UOL.

Perecini destacou que Soteldo, alvo do Tricolor no mercado da bola durante o primeiro semestre, fez a diferença a favor do Peixe. "O primeiro tempo foi decidido por um jogador que o São Paulo não tem: um ponta que tem uma capacidade de drible e de batida na bola muito grande. Também foi decidido por um erro do Miranda e do Igor Gomes. Esse jogo entra para a lista daqueles nos quais o time merecia um resultado melhor e não consegue", opinou o jornalista.

Menon reprovou a escolha de Ceni por poupar alguns titulares e deixar o Brasileirão em segundo plano. "Foi colocando jogadores e o time melhorou muito. Fica essa dúvida se merecia ou não empatar. O empate também não ajudaria muito, porque o São Paulo precisa se aproximar do G8. O São Paulo tinha que vencer e, de novo, jogou todas as suas fichas no jogo de quarta-feira contra o Flamengo. Não gostei da opção de jogar com o time todo desfalcado. Deu errado", observou.

Na visão de Perecini, o Tricolor deveria tratar o Brasileirão com mais cuidado e não jogar todas as suas fichas nas copas para ir à Libertadores. "Para o São Paulo, o jogo de hoje valia mais do que aparentava, apesar de os jogadores terem sido poupados. Era um duelo direto pelo oitavo lugar, que muito provavelmente levará alguém para a Libertadores. O São Paulo está apostando tudo em copas. Precisa haver um equilíbrio. A partir do momento em que há a possibilidade de um oitavo lugar [dar vaga à Libertadores], o São Paulo deveria olhar com um pouco mais de carinho", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será na quarta-feira (24), logo após o jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil contra o Flamengo. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.