'Se errar assim contra o Fla, é 3 a 0 no 1º tempo', diz Ceni após derrota
O primeiro tempo do São Paulo na derrota por 1 a 0 para o Santos, na noite de hoje (21), pelo Brasileirão, não agradou o técnico Rogério Ceni. Para além do gol sofrido, os tricolores erraram muitos passes e ofereceram boas chances ao Peixe nos 45 minutos iniciais, o que pode ser letal diante do Flamengo, na quarta-feira (24), pela semifinal da Copa do Brasil.
"Nós não podíamos errar tanto quanto erramos. Se pega o Flamengo num dia inspirado deles e erra cinco passes, você perde o jogo no primeiro tempo com 3 a 0. Não pode atravessar passes a esmo", afirmou Ceni.
Porém, avaliando o clássico como um todo, o comandante são-paulino se mostrou satisfeito com o desempenho da equipe, que merecia, segundo ele, um resultado melhor na Vila Belmiro.
"Controlar o jogo, quem controlou o jogo foi o São Paulo. O primeiro tempo em oportunidades parecidas para os dois lados, e o segundo eles defenderam e contra-atacaram, enquanto tentamos construir jogo a todo momento. Mas foram mais eficazes", disse o técnico.
Por conta da proximidade do jogo contra o América-MG, na última quinta-feira (18), Ceni teve de entrar com um time misto diante do Santos.
Perguntado sobre como avalia a manutenção em três competições, o treinador disse que não há como desprezar qualquer uma delas, mas que é necessário poupar alguns titulares.
"Ter time ou não para três competições é uma coisa que vamos descobrir ao longo do resto da temporada. O que não dá é para acabar um jogo 64 horas atrás, com dez jogadores jogando 35 minutos com um jogador a menos e querer repetir os caras aqui. Aí chego quarta-feira e não tem a mínima chance", avaliou Ceni.
O próximo desafio do São Paulo será na quarta (24), no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, diante do Flamengo, no Morumbi.
Confira outras respostas de Ceni na coletiva de imprensa:
Análise sobre a estreia de Ferraresi
"Gostei bastante, tem bom passe e marcação. O trio de defesa fez uma boa partida hoje. Foram importantes hoje, jogaram muitas vezes num mano a mano, e deram conta do recado. Gostei da estreia dele."
E qual foi a conversa no vestiário para voltar ao segundo tempo
"Nós não podíamos errar tanto quanto erramos. Se pega o Flamengo num dia inspirado deles e erra cinco passes você perde o jogo no primeiro tempo com 3 a 0. Não pode atravessar passes a esmo. E o Santos nunca controlou o jogo, nem no primeiro tempo nem no segundo. O Soteldo, sim. Porque tem drible, parte pra cima, tem esse tipo de jogada. Mas controlar o jogo, quem controlou o jogo foi o São Paulo. O primeiro tempo em oportunidades parecidas para os dois lados, e o segundo eles defenderam e contra-atacaram, enquanto tentamos construir jogo a todo momento. Mas foram mais eficazes. Não marcamos bem [no gol], não acompanhamos bem a jogada, sofremos o gol. Segundo tempo, Pablo entrou muito bem, Reinaldo um pouco mais técnico. Fizemos as substituições que a gente podia, se pudéssemos, trocaríamos mais para ter mais energia e segurar um ou outro jogador. Mas não temos todas as trocas do mundo para fazer, infelizmente."
São Paulo e Flamengo pouparam hoje. No aspecto físico os dois chegam iguais?
"Se algum time chegar no mesmo nível que o Flamengo, é difícil dizer. Mas vamos competir, contamos com o apoio do torcedor. E vamos tentar, por mais que o Flamengo tenha o melhor elenco da América do Sul, vamos tentar jogar dentro da nossa casa e conquistar o melhor resultado dentro da nossa casa e ir para o Maracanã."
Faltaram mais chutes a gol? Pode fazer falta contra o Flamengo?
"Construímos bem, fizemos as triangulações pelos lados, fizemos tudo direitinho. Mas quando chegou dentro da área, perdemos o timing. Primeiro tempo, aquela do Igor, por exemplo, o Nikão estava livre, livre. Fizemos a escolha errada, muitas vezes. Valorizamos a bola bastante, e poderíamos ter definido jogadas mais cedo do que definimos. O segundo tempo do São Paulo foi muito bom, agora não conseguimos fazer o gol, isso é o que mais preocupa."
O que projeta para o jogo contra o Flamengo?
"Tentamos segurar Diego e Léo, que fizeram a dupla de zaga depois da saída do Miranda, da expulsão. Calleri nós seguramos porque é um cara que se entrega muito e cansa bastante. Vamos fazer algumas escolhas: ou trabalhar em linha de quatro [defensores] mesmo ou jogar com mais um defensor, no sistema que estamos mais acostumados. Alguns que jogaram hoje não podem jogar a Copa do Brasil, não foram inscritos. Muitos dos que treinam amanhã são atletas que iniciam o jogo contra o Flamengo na quarta. Vamos pensar bem. Deu pra ver bem o Flamengo que vem jogar com sua força máxima."
Análise sobre a estreia de Bustos
"Muito pequena, não tem como [analisar]. De lance sei que competiu bastante. Participação pequena porque o tempo de jogo que demos para ele foi pouco."
Galoppo ainda não atingiu o patamar para brigar pela vaga?
"Ontem fizemos um treino, não se adequou tão bem ao que imaginávamos. Vamos trabalhar para que possa encaixar melhor. É um jogador útil para gente."
André Anderson há 60 dias com dores musculares. Por que ainda não retornou?
"Está se recuperando de uma pubalgia, demora. É uma região sensível. Semana que vem estará à disposição para trabalhar com o grupo. Não é uma lesão, mas é algo que incomoda o jogador. Ele está fazendo fortalecimento."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.